Clarão misterioso no céu da Rússia intriga cientistas

Como tudo que acontece no país, os habitantes da cidade registraram o clarão laranja e brilhante em câmeras portáteis acopladas em seus carros

São Paulo – Um clarão laranja e brilhante acendeu durante 10 segundos os céus da região de Sverdlovsk, na Rússia, na última sexta-feira (14).

Como tudo que acontece no país, os habitantes da cidade registraram a explosão em câmeras portáteis acopladas em seus carros.

Mas cientistas e autoridades não conseguem explicar o que aconteceu para que o clarão acontecesse.

Serviços de emergência não registraram acidentes relacionados com o flash misterioso e nenhum som de explosão foi ouvido pelos habitantes de Sverdlovsk.

De acordo com o site russo E1, autoridades locais indicaram que as forças armadas estavam por trás do clarão, afirmando que estava agendado para aquele dia um teste para destruição de munição.

Mas o exército russo nega que o clarão tenha acontecido por causa dos testes.

“Nenhum exercício ou treinamento aconteceu naquele dia e nenhuma unidade militar está baseada naquela região, então não temos nada a ver com isso”, disse um porta-voz do Exército para o E1.

Uma bola de fogo causada pela colisão de um asteroide com a atmosfera terrestre está entre as outras hipóteses para o clarão.

Mas astrônomos afirmam que a cor do flash não é a mesma de explosões na atmosfera.

“Os clarões causados por asteroides são normalmente mais brancos”, afirmou Vadim Krushinsky, da Academia Russa de Ciências.

Assista a um dos vídeos amadores que registraram o clarão:

//www.youtube.com/embed/MCH7BpxBOTI