Cientistas chilenos produzem biodiesel a partir de microalgas

Os cientistas estão tentando melhorar a tecnologia para crescimento de algas para incrementar a produção a um custo baixo e com menos energia

Santiago – Um tipo de biodiesel feito com microalgas pode prover energia para ônibus e caminhões e reduzir as emissões de gases do efeito estufa em até 80 por cento, possivelmente reduzindo a poluição em cidades, disseram cientistas chilenos.

Especialistas do Departamento de Engenharia Química e Bioprocessos da Universidade Católica do Chile disseram que cultivaram algas suficientes para fragmentá-las e extrair seu óleo, que pode ser convertido em biodiesel após a remoção de umidade e detritos.

O pesquisador Carlos Sáez disse que o principal desafio será produzir um volume suficiente de microalgas. Uma grande variedade de algas frescas e de água salgada são encontradas no Chile, que tem uma longa costa do Pacífico.

Os cientistas estão tentando melhorar a tecnologia para crescimento de algas para incrementar a produção a um custo baixo e com menos energia, disse Sáez.