Dólar R$ 3,27 -0,31%
Variação 1,60%
Maior Alta 9,53% JBSS3
Maior Baixa -1,42% EMBR3
Última atualização 23/05/2017 - 17:20 FONTE

Cientistas anunciam nascimento de bebê com “três pais”

Bebê com concepção in vitro nasceu com DNA de três pessoas diferentes. Técnica vai permitir que pais com mutações genéticas tenham filhos saudáveis

São Paulo – Cientistas anunciaram hoje o nascimento de um bebê com três pais biológicos. A notícia foi publicada pelo site especializado em ciência New Scientist. A técnica de fertilização in vitro combinou o DNA de três pessoas—e não duas como era de se esperar.

O bebê, que já está com cinco meses de idade, combina DNA de duas mulheres e um homem. A técnica deverá ser usada para permitir que pais com mutações genéticas tenham filhos saudáveis, afirma a New Scientist.

Chamado Abrahim Hassan, o bebê é filho de pais da Jordânia. Eles foram tratados por médicos americanos e o nascimento do bebê foi no México, por questões legais. A mãe da criança tem Síndrome de Leigh, uma enfermidade neurológica e hereditária.

Dois filhos anteriores da mulher haviam morrido por conta da doença. Após o nascimento, o bebê foi testado para saber se carregava a doença. Menos de 1% de suas células apresentaram traços da síndrome—a doença levanta preocupações caso 18% das células apresentarem problemas.

A técnica usada pelos cientistas combina o espermatozoide do pai, o óvulo da mãe e mitocôndrias de uma doadora. Por conta disso, o bebê é concebido com DNA de três pessoas. O recurso ajudará cientistas a conceber crianças saudáveis de pais que tenham problemas genéticos que são carregados pela mitocôndria, como é o caso da Síndrome de Leigh.

Pesquisadores ouvidos pela New Scientist e que não se envolveram no trabalho chamaram a descoberta de revolucionária.