Dólar R$ 3,28 0,12%
Euro R$ 3,67 0,13%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,05% 63.227 pts
Pontos 63.227
Variação -0,05%
Maior Alta 22,54% JBSS3
Maior Baixa -4,09% CYRE3
Última atualização 25/05/2017 - 17:21 FONTE

Cientistas alertam: muro de Trump pode fazer mal ao planeta

O concreto é uma fonte potente de gás do efeito estufa, e o “grande muro” de Trump precisará de muito

O plano do presidente dos EUA, Donald Trump, de construir um muro na fronteira sul do país custará bilhões de dólares e já provocou um atrito diplomático com o México. Além disso, vai ser ruim para o planeta.

O concreto é uma fonte potente de gás do efeito estufa, e o “grande muro” de Trump precisará de muito dele — mais que o dobro da quantidade usada na represa Hoover, de acordo com engenheiros da Universidade de Nova York e da University College London.

Um muro de 1.600 quilômetros exigiria quase 7,8 metros cúbicos de concreto. Isso liberaria até 1,9 milhão de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, de acordo com Christoph Meinrenken, cientista adjunto de pesquisa no Instituto Terra, da Universidade de Columbia. É mais que as emissões anuais de todas as casas de Pittsburgh.

“A pegada de carbono de um muro desse tamanho seria enorme”, disse Dan Millis, coordenador do programa de zonas de fronteira da divisão Arizona do Sierra Club, em uma entrevista.

A ordem executiva de Trump para construir o muro foi dada em um momento em que vários países de todo o planeta tentam reduzir os gases do efeito estufa e cumprir as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris sobre o clima.

O ano passado foi o mais quente já registrado, e as temperaturas estão subindo gradativamente para o nível que cientistas afirmam ser catastrófico, de acordo com as Nações Unidas.

‘Não de construir muros’

Os EUA precisam investir em infraestrutura e muitos dos projetos que valem a pena vão precisar de concreto, disse Rachel Cleetus, principal economista e gestora de política climática da Union of Concerned Scientists. Mas esses projetos deveriam estar alinhados ao objetivo mais geral de combater o aquecimento global.

“Vamos falar sobre modernizar as redes elétricas — não de construir muros”, disse Cleetus em uma entrevista.

A maior parte do dióxido de carbono do concreto provém de seu principal ingrediente: o cimento. A indústria de cimento responde por cerca de 5 por cento das emissões globais de dióxido de carbono, de acordo com o Instituto Terra.

Em parte, isso se deve a que ele é feito a partir do aquecimento de calcário, um processo que libera carbono, e também porque exige o equivalente a 181 quilos de carvão para produzir uma única tonelada de cimento.

Na verdade, esses valores de emissão são estimativas. Trump não emitiu especificações exatas para o muro, dizendo em diversas ocasiões que ele cobriria cerca de 1.600 quilômetros e que teria de 10 a 15 metros de altura.

As estimativas compiladas pela Bloomberg pressupõem um muro com estrutura de aço, 1.600 quilômetros de comprimento, 10 metros de altura e 45 centímetros de espessura, que produziria de 1,2 milhão a 1,9 milhão de toneladas de dióxido de carbono.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Eder Cavalari

    Engraçado que quando o globalista eugenista Bill Gates deu esta entrevista, eu não vi nenhum ambietalóide publicar nenhuma matéria relacionado a “destruição do planeta”.
    –>> Bill Gates: ‘China usou mais concreto em 3 anos do que os EUA em um século’ <<–
    https://www.tecmundo.com.br/engenharia/75349-bill-gates-china-usou-concreto-3-anos-eua-em-seculo.htm

  2. Rodrigo Bari

    Hahahahaha! Nego não cansa de ser ridículo. Vocês não tem vergonha de publicar uma baboseira dessas não?

  3. Claudio Sanchez

    O muro do Trump não existe. Pois ele já está construído a 20 anos. Não existe efeito estufa. Quando esses cientistas idiotas vai morrer heim??

  4. Marcelo C. Lucena

    Vergonha por ter lido essa reportagem.Sinceramente,estou com vergonha.Ela indica o quão longe uma militância ideológica jornalística pode ir.Já não há jornalismo sério no Brasil,apenas militância.

  5. Sabrina Sinara

    Gente, vocês estão acima do nível aceitável do ridículo! Esses “jornais oficiais” me cansam tanto.. Sempre a mesma ladainha!

  6. Cesar Valerio Pavlak

    Kkkkkkkk …parem de ser idiotas….quem vocês vão convencer dessa idiotice???…só os esquerdopatas que já estão com a cabeça feita pela máquina de propaganda globalista. Affffff. Lixo

  7. Márcio Rodrigues

    Vocês são muito ridículos. Não têm mais argumentos e partem para a apelação. O jornalismo brasileiro realmente chegou ao fundo do poço.

  8. Cesar Valerio Pavlak

    E fim do jornalismo brasileiro…FAKE NEWS

  9. Carlos Rodrigues

    DA MINHA LISTA DE COMENTÁRIOS RELEVANTES PARA ASSUNTOS IGUALMENTE RELEVANTES

    Hoje estarei ensinando a fazer gelo.

    O gelo eh muito utilizado para o gelamento de sucos, refrigerantes, e até mesmo para fazer o nescau ficar com um gostinho especial.
    Há aqueles também que chupam o gelo por hobby.

    Ingredientes:
    – Água filtrada, mas se não tiver pode ser da bica mesmo (desde que ninguém saiba, claro) à gosto.
    – 1 Forma para gelo (não é necessário untar).

    Preparo:
    – Coloque a água na forma em quantidade que julgue adequada para o tamanho do gelo desejado. Em seguida leve ao congelador até que a água mude para o estado sólido. Isso ocorre quando a agua fica parecida com uma pedra.
    – Desenforme dando pequenas porradas com a forma na mesa ou pia da cozinha.

    BOM APETITE !!!

  10. Matheus Schwingel

    Tenho vergonha de um dia ter assinado a Exame. Minha sugestão é vocês se unirem a VEJA e assim a nova revista fica com o nome de VEXAME, mais condizente com o nível do jornalismo das revistas.

  11. Leandro Oliveira

    tua bunda

  12. Caio Juliana Patelli

    O pior foi ter que me cadastrar nesse lixo pra poder comentar aqui. Que feio, chega a ser ridículo o desespero da esquerdalha. Se preparem imprensa vermelha imunda, 2018 é logo ali. Se estão chorando até agora com a vitória de Trump, imagina como será quando Bolsonaro subir a rampa do Planalto. Vocês não manipulam mais seus trouxas.

  13. Leandro Cristovao

    Meu Deus cara, até a revista exame chegou ao subsolo do fundo o poço…

  14. Daniel Belmiro

    “Um muro de 1.600 quilômetros exigiria quase 7,8 metros cúbicos de concreto. ” Já vi que mandaram o estagiário falar mal do Trump, mas ele não tem nem noção de volume.

  15. diuliano de souza ribeiro

    Parem todas as contcontuçoes do planeta. Esses imbecis esquerdistas não se cansam de passar vergonha.
    E a cara dessas pragas nem racha de vergonha.
    Imbecis inúteis.

  16. Imprensa fake news não cansa de se ridicularizar!! hahahahahahaha E toma-lhe surra nos comentários!

  17. Essa imprensa esquerdinha de supera a cada. Ninguém dá ouvidos pra “pesquisador” mortadela mais.

  18. Gabriel Brito Vieira

    kkkkkklk meu deus do céu… Vocês São Fake News..

  19. Victor Soares

    Deviam ter vergonha de publicar uma matéria dessas. Quanta bobagem reunida em um só artigo !

  20. Sério, digam que essa matéria é uma piada! kkkk
    Porque se não for, por favor, troquem esses estagiários, pelo amor de Deus, estão fazendo uma revista que até certo ponto é ainda era respeitada, por uma informação livre de ideologias partidárias (fracassadas), cair no ridículo… Se a construção de um muro faz mal ao mundo, imagine o que causou ao mundo a construção da muralha da China, das piramides do Egito kkkkk De todos os prédios e construções que foram levantados, e que estão sendo construídos nesse exato momento. Vamos acabar com todas as empreiteiras, e a indústria de cimento kkkk. Arrumem argumentos melhores para desmerecer o governo Trump, (que aliás nem começou ainda), porque dessa forma vocês estão sendo motivo apenas de chacota e muita risada..Um dia essa revista foi boa !!

  21. Guilherme Candal

    7,8 metros cúbicos de concreto?? Kkkkk refaz as contas aí Kkkkk dica: 1600000 x 10 x 0,45… #descubra

  22. Rafael Ramos

    O maior responsável pelo aquecimento global é a PECUÁRIA… agora pergunte se alguém quer parar de comer carne ? Assistam Meat the Truth…

  23. Edson Baldochi

    Mimimimimi kkkkkkkk

  24. JotaPê CSouza

    E o muro da China não faz? Nossa se for assim, o muro da China deve ser o responsável por milhões de mortes, não é mesmo?

    1. Leandro Xiscatti

      A muralha da china é de pedra bruta…

    2. Leandro Xiscatti

      a reportagem é idiota!
      O problema nao é o muro ser de concreto; mas o problema é na produção do concreto, é ai que se gera o carbono pois pra se fazer cimento que é o elemento principal do concreto, é preciso queimar pedras calcárias e argila, depois na hora da mistura do cimento com os outros elementos, existe outra reação química que tambem libere carbono.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Cimento_Portland

  25. Leandro Xiscatti

    Imagina que ruim seria para a humanidade e para o mundo, se resolvessem construir cidades inteiras de concreto?
    Opa, perai…

  26. Alex Monteiro

    O efeito estufa é uma mentira, não existe. Se concreto prejudicasse o planeta então por que construíram tantas cidades todos os prédios casas do mundo são feitos com concreto se fosse assim o mundo já estaria destruindo isso é mentira. Conta outra aceita vitória do Trump que dói menos.

  27. Raphael #BOLSONARO 2018

    Esse artigo é de cair o cu da bunda! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk