Ave mais perigosa do mundo tem garras afiadas como navalhas

Animal salta até um metro de altura para usar suas garras contra a vítima

São Paulo – Se você, por alguma razão, um dia se deparar com um casuar, tenha muita cautela. Essa ave, de 1,5 m de altura e 60 kgs, possui garras afiadas com mais de 12 cm de comprimento e pode usá-las ao saltar mais de 1 m de altura, causando ferimentos graves à vítima.

Em um levantamento realizado na década de 1990, na Austrália – onde o pássaro pode ser encontrado –, ao menos 150 pessoas foram atacadas. O tempo de vida do casuar em cativeiro já ultrapassou 60 anos. A última morte humana promovida por um casuar de que se tem registro aconteceu em 1926.

Apesar de representar um grande risco para humanos desavisados que tentam alimentá-lo e para cachorros (eles costumam ser caçados por dingos), esse animal, de nome científico Casuarius casuarius, se alimenta prioritariamente de frutos. Isso, aliás, faz bem ao ecossistema como um todo, já que suas fezes, muitas vezes, se transformam em árvores.

Se você se deparar com ele, dar as costas não é uma boa ideia. O melhor é dar espaço para ele vagarosamente. Quem correr pode ser atacado.

O vídeo a seguir mostra alguns ataques do casuar.