Dólar R$ 3,27 -0,54%
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Astrônomos descobrem estrutura gigante e invisível no espaço

Cientistas captaram primeiros sinais da existência desses objetos há 30 anos, mas os episódios foram tão difíceis de encontrar que tinham desistido de procurar.

São Paulo – Astrônomos acreditam ter encontrado estruturas gigantes e “invisíveis” na Via Láctea.

O estudo, da Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (Csiro), as descreve como objetos em forma de macarrão ou folhas e teriam o tamanho aproximado da órbita da Terra em torno do Sol.

Esses objetos ficam “invisíveis” num primeiro momento, por que não refletem a luz, ou seja, passam despercebidos quando observados. Segundo os cientistas, isso sugere que eles sejam desprovidos de poeira ou outro material mais sólido.

O estudo, publicado na Revista Science, diz ainda que as estruturas parecem ser grandes aglomerações de algum tipo de material, possivelmente nuvens de gás frio, geralmente encontradas entre as estrelas. O interessante é que a descoberta pode ajudar a explicar onde está um grupo da matéria que “desapareceu” do universo, conhecido como o problema de Baryon.

Os cientistas descobriram também a velocidade das estruturas. Elas estão se movendo a cerca de 50 quilômetros por segundo através do meio interestelar. Além disso, estão a 3.000 anos-luz de distância – ou 1.000 vezes mais longe do que a estrela mais próxima de nós.

Os astrônomos perceberam os primeiros sinais da existência desses objetos misteriosos 30 anos atrás, mas os episódios foram tão difíceis de encontrar que os pesquisadores tinham desistido de procurar por eles.

De onde elas vêm e quantos anos têm, no entanto, ainda é um mistério. “Tudo isso ainda é uma teoria”, diz o autor do estudo, Keith Bannister. “Mas pode haver milhares de objetos como esses na galáxia”, completa.