Astronauta comandará programa de rádio da Estação Espacial

Acaba, de 45 anos de idade e fã de rock"n"roll clássico estreará na sexta-feira que vem, 3 de agosto, seu programa "The Joe Show: New Rock from Space", segundo a NASA

Washington – O astronauta Joe Acaba será por duas horas o primeiro DJ de uma transmissão espacial da emissora “Third Rock Radio” que será emitida desde a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), a 385 quilômetros da Terra.

Acaba, de 45 anos de idade e fã de rock”n”roll clássico estreará na sexta-feira que vem, 3 de agosto, seu programa “The Joe Show: New Rock from Space”, segundo a NASA (agência espacial americana).

Descendente de porto-riquenhos, Acaba é hidrogeólogo e professor de matemática e ciências naturais em escolas de ensino médio.

Segundo a NASA, o astronauta que chegou à ISS no dia 17 de maio em uma nave russa Soyuz falará no show de suas experiências a bordo do laboratório que orbita a Terra a cerca de 26 mil quilômetros por hora.

O “Joe Show” é uma mistura de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e arte e, de acordo com as informações da NASA, “tudo isso no contexto de explorar os novos mundos da música”.

“Desde as gravações lançadas a bordo da cápsula espacial Voyaer e até as canções que acordavam os astronautas nas missões de naves, a NASA e a música têm uma longa história juntas”, declarou Joe Acaba.

“E como ex-educador também valorizo os vínculos entre a música e a matemática, um dos componentes centrais dos estudos científicos e que é crucial em meu trabalho como astronauta”, acrescentou.

A “Third Rock Radio” nasceu graças a um acordo entre a NASA e a RFC Media de Houston para despertar nos jovens americanos o interesse pela matemática, ciência e engenharia.

A rádio pode ser acessada gratuitamente através do site.