Assista a astronautas comerem a primeira verdura cultivada no espaço

Tecnologia de cultivo de verduras na microgravidade será essencial para as futuras missões espaciais de longa duração

Os astronautas Scott Kelly, Kjell Lindgren e Kimiya Yui fizeram história na noite de segunda-feira (10), ao jantarem um prato de alface vermelha, marcando a primeira vez que seres humanos comeram um alimento cultivado no espaço.

O cultivo de verduras e legumes na microgravidade das espaçonaves será um elemento vital das missões espaciais de longa duração que a Nasa planeja para as próximas décadas. Além de serem fontes sustentáveis de alimentação, podem ajudar na saúde mental dos tripulantes das espaçonaves.

Como não existe terra na Estação Espacial, os astronautas precisam usar um sistema de agricultura artificial chamado Veggie. A tecnologia usa “travesseiros” pré-fabricados de sementes, colocados sob luzes vermelhas e azuis emitidas por lâmpadas LED.

O sistema cultiva vegetais desde 2014, mas as plantas precisaram ser trazidas de volta à Terra para serem analisadas. A Nasa precisava ter certeza de que os vegetais poderiam ser ingeridos, já que o ambiente da Estação poderia transferir resíduos contaminantes para as plantas.

Lindgren cortou metade da verdura que havia crescido no “travesseiro” de cultivo. Então, o astronauta teve que limpar a alface com ácido cítrico. Os tripulantes da Estação Espacial ainda colocaram um pouco de azeite extra virgem e vinagre balsâmico antes de darem a primeira mordida. “Isso é fantástico”, disse Lindgren. Segundo Kelly, o gosto da alface espacial é parecido com o da rúcula.