Açúcar pode causar depressão e ansiedade em homens

Efeito negativo do açúcar não foi identificado em mulheres

São Paulo – Se você é homem e adora comer alimentos cheios de açúcar, uma nova pesquisa científica pode fazer você repensar seus hábitos alimentares. Segundo cientistas da Universidade de College London (UCL), o consumo demasiado do açúcar, ao longo de cinco anos, pode aumentar as chances dos homens terem depressão e ansiedade.

Publicado na Scientific Reports, o estudo analisou o consumo de açúcar e a ocorrência de desordens psicológicas entre os anos de 1983 e 2013. Entre os participantes, 5.000 eram homens e 2.000 eram mulheres.

Homens que consumiam 67 gramas de açúcar, seja de comidas ou bebidas, por dia apresentaram 23% mais chances de desenvolver distúrbios mentais do que os homens que ingerem menos de 39,5 gramas ao dia.

A pesquisa indica, porém, que os homens que têm ansiedade ou depressão não tendem a consumir mais açúcar por causa disso.

Apesar de terem detectado o problema com o público masculino, o consumo de açúcar por mulheres–ainda por razões desconhecidas pelos pesquisadores–não apresentou o mesmo impacto na saúde mental das pacientes.

Anika Knüppel, que liderou o estudo no Instituto de Epidemiologia e Saúde Pública da UCL, disse que o estudo não é conclusivo, como em muitos casos, ainda é preciso mais pesquisas para que entender o que o açúcar em altas doses pode fazer com corpo humano.

“Dietas com muito açúcar têm um grande número de influência em nossa saúde, mas o nosso estudo mostra que isso pode também ter uma ligação com desordens de humor, particularmente entre homens”, declarou Knüppel. “A pesquisa não encontrou ligação entre o consumo de açúcar e novas desordens mentais em mulheres e isso ainda não está claro. Mais pesquisas são necessárias para testar o efeito depressivo do açúcar em amplas amostragens de população.”

Para homens e mulheres, os pesquisadores da UCL recomendam que o açúcar represente 5% das calorias consumidas diariamente.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. EU SÓ ACHO QUE TUDO ISTO É NOTÍCIA PARA MERCADO POIS TODO DIA VEEM-SE PESQUISAS PODE AÇÚCAR ETC FAZ BEEM E DEPOIS VEEM PESQUISA SE SÃO OU NÃO DE INTERESSE DE ALGUNS E DISSE TUDO AO CONTRÁRIO, MINHA OPINIÃO É QUE CADA UM VIVE COMA DO SEU JEITO.LIVRE ARBÍTRIO, POI FICAR NESTAS DE NOTÍCIAS DIA SIM DIA NÃO VAMOS E PAASAR FOME OU DEIXAR DE SRE FELIZ COMENDO O QUE QUIZER RESPEITO TODAS OPINIÕES , A MINHA E DO LIVRE-ARBÍTRIO