Achados arqueológicos desafiam a vontade de Deus

Análises de DNA de corpos encontrados no Líbano mostram que cananeus, ao contrário do que pediu Deus, não foram exterminados

São Paulo – A análise de DNA de cinco corpos enterrados há 3.500 anos no Líbano desafia a vontade de Deus. Os corpos eram de pessoas do povo dos cananeus, que vivia em território no qual estão Líbano, Israel, Jordânia e Síria hoje. O Antigo Testamento fala sobre o pedido divino de extermínio dos cananeus.

Diz Deuteronômio 20:16,17: “Porém, das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida. Antes destruí-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o Senhor teu Deus”.

As análises arqueológicas e genéticas, no entanto, encontraram algo diferente. Foram encontrados resquícios de DNA dos cananeus em cerca de 90% dos libaneses que participaram da pesquisa. O material foi publicado no periódico científico American Journal of Human Genetics.

Pouca informação restou sobre os cananeus. Apesar de creditados como os criadores do primeiro alfabeto do qual se tem conhecimento, poucos registros sobreviveram. Acredita-se que os papiros usados por eles eram de baixa qualidade e foram destruídos ao longo do tempo.

Um dos desafios da pesquisa foi conseguir tirar DNA aproveitável dos corpos enterrados havia milênios. As condições de preservação são baixas na região, graças às altas temperaturas.

Os cientistas foram capazes de obter DNA a partir de dentro das têmporas—região do crânio com espessura alta. Os testes de DNA acabaram por contradizer a Bíblia. Cientistas descobriram que os cananeus não foram aniquilados na época.

A passagem Josué 6:21 afirma: “E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento”.

A pesquisa afirma que a população atual do Líbano descende majoritariamente de ancestrais cananeus. “Existe evidência substancial da continuidade dos cananeus nessa região da Era do Bronze até hoje”, diz à New Scientist um dos membros da pesquisa Chris Tyler-Smith.

A Bíblia relata casos de cananeus sobreviventes. Josué, por exemplo, conta o caso da prostituta Raabe, poupada por ter colaborado. Josué 6.17: “Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos”. Tiago faz o mesmo relato.

Josué ainda fala sobre uma cidade inteira, Gibeom, de habitantes cananeus poupados da morte.

Atualização: Texto atualizado em 2 de agosto para incluir informações sobre sobreviventes cananeus relatados pela Bíblia.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Texto horripilante. Está no livro sagrado de um povo que se diz vitima do holocausto. Aqui se faz, aqui se paga

  2. Wagner Ferreira

    Caro Victor Caputo, voce como reporter deveria se informar melhor. O texto biblico que voce inseriu, diz o que Deus mandou, mas nao o que o povo hebreu fez….ha uma grande diferença entre pedir e fazer. Porem essa informação é de grande relevancia, pois é mostrado na biblia que o povo hebreu nao cumpriu o que Deus mandou, e pior, deixou o povo cananeu viver, misturando as crenças e principalmente a idolatria (adoração a outros Deuses), onde posteriormente Deus se afastou do povo hebreu pela desobediencia (pecado).

    1. Exatamente o que acabei de dizer à minha esposa, tão logo vi o subtítulo. Na própria Bíblia se encontra que eles não foram exterminados.

  3. Guilherme Zanini de Sá

    A passagem Josué 6:21 afirma: “E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento”. – Pra mim está claro que era na cidade e não no mundo todo…não vejo nenhum desafio à vontade de Deus…apenas um cara que achou uns ossos e quer propagar sua descoberta com “o chapéu dos outros”, ou seja, a fé…mais um tongo a meu ver…Além disso, o massacre dos cananeus representou uma circunstância histórica incomum, não uma maneira regular de comportamento.

    1. Janaina Luiza

      Exatamente….

    2. Sgto Prudencio

      Bela aula de interpretação de texto… Acho que não teve isso nas aulas de jornalismo de esquerda nos ultimo 30 anos…

  4. Esley Cândido

    Qualquer pessoa que venha a ler a Bíblia por inteiro, saberá que Deus mandou destruir todos os cananues, mas por desobediência, Israel acabou fazendo aliaças com alguns e os colocando como tributários. O interessante, é que parece que leram apenas até o meio do livro de Josué e já se sentiram no direito de opinar sobre a Bíblia. Confira nos versos abaixo:

    Jz 2:2
    “E, quanto a vós, não fareis concerto com os moradores desta terra; antes, derrubareis os seus altares. Mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso?”

    Jz 3:5-6
    “Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, e heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus, tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram aos filhos deles as suas filhas; e serviram a seus deuses.”

    2 Cr 8.7,8
    “Quanto a todo o povo que tinha ficado dos heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus, que não eram de Israel,
    a seus filhos, que ficaram depois deles na terra, os quais os filhos de Israel não destruíram, Salomão os fez tributários, até ao dia de hoje.”

    Sl 106. 34-36
    “Não destruíram os povos, como o SENHOR lhes dissera. Antes, se misturaram com as nações e aprenderam as suas obras. E serviram os seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço.”

    Resumindo, a ciência provando mais uma vez que a Bíblia é a verdade. Uma pena os cientistas e escritores não a leiam completamente antes de publicarem uma matéria como esta.

  5. Mandou destruir? Que Deus justo, né gente?

    1. Gefferson Ribeiro

      justiça, não quer dizer absolvição

    2. Quem criou tem o direito de destruir

  6. Perdeu, Victor Caputo! Qualquer cristão iniciante, desde que seja assíduo leitor da Bíblia Sagrada, não terá dificuldade de refutar seus escritos (embora eles tenham se originado de uma publicação no AJHG). Fica, no entanto, a pergunta: esses cientistas compararam o DNA encontrado (em região e condições totalmente desfavoráveis à sua conservação) com o DNA de que cananeu hodierno?

  7. Ricardo Moreira

    Muito me impressiona uma revista com tamanha credibilidade publicar algo tão estúpido. Se vocês não tem nenhum teólogo na redação, procurem um ates de publicar algo ridículo assim. Qualquer iniciante na Teologia sabe que a ordem era para exterminar os moradores da terra, ou seja ou cananeus. Mas a história e a biblia confirmam que tal ordem foi descumprida pelos hebreus. Josué 10:16: “Os cananeus de Gezer não foram expulsos, e até hoje vivem no meio do povo de Efraim, mas são sujeitos a trabalhos forçados”; e demais versículos citados pelo colega WEsley Cândido. Quanto a ordem de extermínio, não está em discussão aqui, mesmo porque não é o espaço indicado para isso. Quem quiser saber os motivos, procurem uma faculdade de teologia. Sendo assim, a publicação é uma inverdade, pois a própria bíblia afirma que os cananeus não foram todos mortos, e viveram no meio do povo hebreu. A reportagem apenas testifica a veracidade da bíblia. 4 mil anos depois, a ciência descobre o que os cristãos já sabem há 2 mil anos…. acho que estão um pouco atrasados…

    1. JOAO ANTONIO MENGALDO

      Ricardo, só corrigindo a passagem que vc citou é Josué16:10…. “Os cananeus de Gezer não foram expulsos, e até hoje vivem no meio do povo de Efraim, mas são sujeitos a trabalhos forçados.”

  8. Daniel Bucci Silva

    É tanta cegueira em tentar desmoralizar o livro com maior credibilidade em toda a história da humanidade, tanto em precisão de descrição de fatos históricos, científicos, literários e claro teológico que acabam publicando matéria como essa. Ao caro estagiário, só cabe o desejo de boa sorte na carreira e que estude mais antes de publicar matérias, a Exame não é seu lugar.

  9. Ézio Pereira da Silva

    Maliciosamente, os autores da matéria tentam passar uma concepção distorcida de Deus e da Bíblia. O texto citado refere-se apenas à cidade de Jericó e não à toda Canaã. Ridícula e falsa a reportagem!

    1. C.alexandreXandao Barboza

      Parabéns meu senhor perfeito seu comentário! Josué 9:3-27 e 6:25 prova oque o senhor disse.

    2. Concordo plenamente. Parabéns pelo discernimento. Rápido e objetivo.

  10. Nilson Sant Ana

    Victor Caputo.. Você deveria ter se preocupado mais com a criatura do que com o criador!!! Aí você deixou uma impressão que seu conhecimento bíblico é pífio…assim como é da maioria dos “jornalistas” ou “colunistas” ou “blogueiros”…. Acho que você só ouviu o estrondo, mas não pesquisou com mais profundidade..Ainda bem que é a primeira vez que leio alguma coisa sua, e com certeza será a ultima…Boa sorte.

  11. Juliano Lima

    A pessoa que produziu esta matéria esqueceu de averiguar que entre os 12 DISCÍPULOS DE JESUS existia um CANANEU!…

    Simão Cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
    Mateus 10:4

    1. C.alexandreXandao Barboza

      Sim lembra do pacto de Josué no capítulo 9:3-27! Josué 6:21 essa aniquilação foi para os rebeldes não para qualquer cananeu como os Cientistas estão querendo dizer.

  12. arnaldo oliveira

    Qualquer neófito refuta isso, não percamos tempo…

  13. C.alexandreXandao Barboza

    Ola sou estudante da bíblia e venho defende-la esses Cientistas esqueceram que a aniquilação foi apenas dos rebeldes por exemplo Raabe e alguns familiares foram poupados eleseram cananeus e tiveram filhos, Josué 6:35, além do mais ele fez um pacto com alguns cananeus leia Josué 9:3-27, a Bíblia nunca, NUNCA FALHA.

    1. C.alexandreXandao Barboza

      *eles eram
      *Josué 6:25

  14. Elisângela Carvalho

    Nem vale a pena responder, pois é evidente que esse cara quer apenas divulgar seu nome com uma matéria polêmica. Caro autor seu nome não será divulgado assim como você pensa e quem conhecer não te dará credibilidade nas próximas matérias. Você não é obrigado a acreditar em Deus ou na bíblia, mas como repórter sua obrigação era fazer um mínimo de pesquisa sobre o assunto. Eu nunca estudei teologia e de cara já vi seu erro em não ler texto de Josué todo. Sua matéria provávelmente é um control C + control V traduzido para o português com pequenos acréscimos. Vergonha para a empresa ao qual trabalha que perde também a credibilidade.

  15. Pretensiosa a reportagem não? Na verdade esse é o insucesso de Israel. Não ter eliminado os cananeus completamente. A Bíblia relata que os cananeus não foram eliminados. É só ler o livro dos juízes.

  16. A ciência nunca irá explicar a soberania de Deus ELE é DEUS

  17. Thamiris Silva

    Não sei se faz algum sentido , mas que eu me lembre quando invadiram uma cidade para destrui-la e acabar com todo ser vivente , pouparam a vida de Raabe e sua família, por terem ajudado os espiões, só não me lembro agora se Raabe era Cananéia.

    1. Valério Márcio do N. Pessôa

      “Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.” (Josué 6:25). Raabe era cananéia.

  18. Maria Célia F F

    Pra mim a bíblia sagrada é um grande livro de literatura, escrito 300 anos após a morte de Jesus Cristo. E serve como um freio, ´para os anseios da humanidade. Quero deixar claro que acredito em Deus, mas não nesse Deus, com braço de ferro e punitivo. Acredito no Deus, que é representado pela natureza, pela vida.

    1. vandervelde paixão

      Esse comentário mostra o quanto você já leu da bíblia, o quanto conhece, faz isso não, voce passa vergonha desse jeito, o velho testamento é um livro dos povos hebreus e o novo testamento , dos apóstolos de Cristo, mas talvez nem essa diferença você saiba né, mandou muito mau

  19. Rogerio Soares

    Raabe e sua família foram salvos, eram cananeus. Muitos outros milhares de cananeus não morreram. Não era uma guerra étnica racista. Era uma questão de sobrevivência. Não existia direitos humanos!!! Era matar ou morrer. Matéria tendenciosa e medíocre.

  20. vandervelde paixão

    Gente Pelo amor de Deus, que imprensa desinformada e desinteressada é essa, os cananeus exterminados foram os que estavam na região de Canaã, porem havia outro cananeus por outras partes, no novo testamento uma mulher cananeia foi pedir ajuda pra Jesus, então essa noticia como sempre é fake, mas eu sei porque da noticia, isso é malicioso, para ser mostrado esse lado de horror de guerras que existe na biblia, pois fora do contexto se torna um repudio para o restante das escrituras, mas não se baseie nisso para jugar, um abraço a todos, não queria estar escrevendo aqui por esse motivo mas isso mostra a falta de credibilidade da imprensa brasileira.

  21. ernesto lima

    Holocausto foi pouco pra esses povo…

  22. O homem quer, a qualquer custo, negar a existência do ÚNICO e VERDADEIRO DEUS e menosprezar a eficácia da Sua Palavra. Mas até nisso, colaboram para que ela se cumpra, pois os profetas anunciaram que esses dias chegariam.

  23. nelmar candelariu

    O texto bíblico de Deuteronômio 10:16,17 não diz o que está transcrito na matéria. Deveria ser o capítulo 20 de Deuteronômio. Erro infantil do Sr. Victor Caputo e da Revista Veja.

  24. Thyago Ribeiro Passagli

    Acho que com tantos argumentos refutando o texto o Victor vai fi Caputo…

  25. Iber Vasconcelos Jr

    Bom…quando a pessoa escreve de má vontade determinada a usar um fato para provar um ponto de vista contrário, sem levar em conta a verdade, se coloca na posição de tomar uma bordoada, causada pela própria má fé. Vamos lá, primeiro sem usar argumentos religiosos. A pesquisa fala do DNA. O danado em questão é o DNA mitocondrial, transmitido sempre pelas mulheres. Como era comum, os povos casavam-se entre si. Então, ainda que os cananeus enquanto povo tivessem sido varridos da face da terra, seu DNA teria sobrevivido na população que se mudou para outras cidades, se casou com outros povos, enfim, se miscigenou, mas sempre conservando o DNA materno com o “print” dos cananeus por lá. Só isso ja bastaria para quebrar as pernas dos escrevinhador. Mas não para aí. Era costume entre os povos da época somente contar os homens, e nunca as mulheres e as crianças abaixo de 12 ou 15 anos. Ou seja, quando se fala em povo, contam-se ali os indivíduos do sexo masculino acima dos 15 anos. Isso também preservaria a base genética cananeia. No texto citado (interessante como se dá como verdade para servir ao seu próprio propósito, mas é falso quando é usado de argumento por alguém de opinião contrária…), fala-se da desctruição de uma CIDADE…Canaã era um “país”, uma área de terra habitada pelos cananeus, e em bem mais que uma cidade. Ainda que a cidade tenha sido destruída, sobraram as outras. Então meu caro, estude um pouquinho mais para ter melhores condições intelectuais de atacar a Deus e a Bíblia, pois o parco e paupérrimo conhecimento que você demonstrou aí em cima não dão nem pra largada.

  26. Fraquinho mesmo esse Victor Caputo.

  27. Com todo respeito que o autor desse texto merece, mas que reportagem mais ridícula, nem se deu o trabalho de fazer uma investigação séria. Sinceramente até estou com dúvidas se esse site é da Exame mesmo ou um site falso. Desse jeito o autor vai longe… Tão longe que não será mais visto, lido ou ouvido.

  28. Alcione Sebastião Pereira Pereira

    Os Cananeus eram um povo conhecidos por sua grande maldade, não recuaram, e foram dizimados por Josué; Porem, os Cananeus, Raabe, e seus familiares, foram poupados, por Josué, por prestarem, obediência, a ele. Josue 6: 22-27; Portanto, isso prova para os céticos, que a Biblia, é um livro verdadeiro, e maravilhoso, inspirado por JEOVÁ.

  29. Título ridículo, mas alcançou seu objetivo.
    (Mídia.)

  30. Gente, como tem pessoas que não estudam. Notícia totalmente fake. Se Jesus falou com uma mulher cananeia no novo testamento, como teria sido extinto esse povo no velho testamento. Em Juizes é dito que Israel desobedeceu e fez aliança com o povo cananeu, vide Juizes capítulo 1. Como uma universidade gasta com uma pesquisa furada dessa. Vide Josué 16 também.

  31. Cleusa Fernandes

    Victor Caputo, só tenho uma coisa a dizer: VERGONHOSO.
    Você deveria chegar as informações antes de postar um absurdo desse!!! kkkkkkkk
    Chega ser hilário!!!!!

    1. Cleusa Fernandes

      Checar*