Site lista três tendências no mercado de TI brasileiro

O site indexador de vagas de emprego Adzuna divulgou um levantamento que indica as três tendências para o mercado de TI

O site indexador de vagas de emprego Adzuna divulgou um levantamento que indica quais são as tendências para o mercado de trabalho nas áreas de TI e mercado digital.

Para a pesquisa, foram analisadas mais de 27 mil vagas de emprego, usando como base as palavras-chave utilizadas nos anúncios de vagas para o setor.

A partir dessa análise, o portal revela quais lugares mais concentram oportunidades de emprego na área, bem como os cargos mais procurados, as faixas salariais e capacidades mais pedidas pelas empresas. Confira:

1. As cidades que mais contratam

A cidade de São Paulo lidera na lista das que mais empregam profissionais de TI, com 32% das vagas anunciadas na web. Já o Rio de Janeiro fica com 9,95% das oportunidades, seguido por Porto Alegre (9,77%). Passe o mouse sobre as fotos para visualizar a porcentagem de cada cidade na galeria abaixo:      

Clique para abrir o link no navegador
 

2. Os cargos com maior demanda

De acordo com o levantamento, Analista de Sistemas é o cargo com maior demanda no setor, com 34% das vagas anunciadas. O Analista de Programação e Desenvolvimento aparece em segundo lugar no ranking, com 14,49% de procura no mercado, seguido pelo Analista de Suporte Técnico (7,75%). Já Webmaster e Técnicos de Hardware ficam entre os cargos com menor demanda. Confira os detalhes a seguir:

Clique para abrir o link no navegador
         

3. Competências mais valorizadas

O levantamento também aponta quais são os requisitos mais procurados pelas empresas na hora de anunciar as oportunidades. O domínio da linguagem Java, inglês, certificações e análise de dados estão entre as habilidades mais procuradas nos profissionais de TI brasileiros.

Palavras chave % de anúncios
Java 25.99%
Inglês (Idioma) 15.70%
CRM (Customer Relationship Management) 11.06%
Certificação/Comprovante 10.50%
Aplicativo Mobile 10.26%
Google Analytics 9.11%
Big Data 8.71%
C++ (Linguagem de programação) 6.22%
Games 4.96%
iOS 4.04%