Sabe tudo (mesmo) de português? Prove com este quiz

A maioria dos brasileiros tem algum tipo de dificuldade com a língua portuguesa. Veja no teste a seguir se você é exceção a essa triste regra

São Paulo — Dominar a norma culta da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, a maioria dos profissionais brasileiros tem dúvidas na hora de se expressar na própria língua — sobretudo por escrito.

Você é exceção a essa regra? Teste seus conhecimentos no quiz a seguir para descobrir.

As perguntas foram elaboradas com base em dicas de português do professor Diogo Arrais, autor gramatical pela Saraiva, publicadas em EXAME. Boa sorte!

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Jogo de português com erros de portugues é dose né? Logo na segunda pergunta tem erro. A resposta é porque (e não por que separado, pois o mesmo é utilizado em perguntas)… :P

    1. Marcelo, você se equívocou. A forma “por que”, na mencionada questão, refere-se a “por = preposição” mais “que = pronome relativo”. Trata-se, portanto, de preposição mais pronome relativo, sendo cabível a troca por seus equivalentes “pelo qual, pela qual e suas variantes no plural”. É um erro muito comum pensar que “por que”, separado e sem acento, refete-se apenas a perguntas.

  2. Emerson Motta

    Parabéns, Luís, pela resposta.

    1. Emerson Motta

      !