Os gringos querem você

Peter Rodriguez, diretor da escola de negócios da Universidade da Virgínia, fala do interesse das instituições estrangeiras pelos brasileiros

No mês passado, Peter Rodriguez, diretor do Centro de Iniciativas Globais da Darden School of Business, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, veio a São Paulo para divulgar os cursos de pós-graduação de sua escola. Em entrevista à VoCê S/A, Peter explica o interesse das universidades estrangeiras pelo profissional brasileiro.

Por que o Brasil se tornou um destino tão popular?

Peter Rodriguez: O Brasil tem sido mais procurado pois será uma das maiores economias do mundo. Queremos compreender melhor os costumes e a linguagem do brasileiro. o profissional daqui lida de forma diferente com os problemas e as resoluções.

O que você observou na forma como os profissionais se relacionam?

Peter Rodriguez: No ambiente de trabalho são mais interessados nos outros. Além disso, gostam de ter relações pacíficas.

Em quais aspectos o brasileiro precisa melhorar?

Peter Rodriguez: Talvez na eficiência e nas estratégias que envolvam o planejamento de longo prazo. o profissional brasileiro também precisa ser mais formal no planejamento e aprender sobre o mundo, dando abertura aos talentos de fora. E, como em qualquer economia, precisa competir com os melhores. Para isso, o Brasil deve conhecer os mercados internacionais e aproveitar melhor suas vantagens, vendendo mais agressivamente seus produtos, como o açúcar e o etanol. Afinal, ele está sentado em uma mina de ouro.

Seus alunos na Darden têm mostrado interesse em trabalhar no Brasil? 

Peter Rodriguez: Sim, especialmente os que estão empregados em bancos e consultorias multinacionais, como o Boston Consulting Group (BCG), a Delloite e a mckinsey. muitas vezes, ao concluírem o curso, eles são transferidos para as unidades no Brasil.



Qual é sua avaliação dos candidatos brasileiros?

Peter Rodriguez: Eu venho ao país para procurar os estudantes mais talentosos — e os tenho encontrado. Eles querem fazer MBA nos Estados Unidos e voltar ao Brasil com emprego garantido. Por isso, precisamos aprimorar cada vez mais os contatos com multinacionais e com empresas brasileiras, para que eles possam voltar e trabalhar aqui.


Qual o perfil do líder do futuro?

Peter Rodriguez: Os líderes olharão para os parceiros de negócios ao redor do mundo. Eles também têm de ser mais inovadores, pois o planeta está se tornando cada vez mais complexo e os negócios precisam se adaptar rapidamente. E têm de ser humanos, buscando harmonia no ambiente de trabalho. As pessoas se preocupam cada vez mais com o significado e procuram empresas que preencham sua visão de mundo.