ONU premiará colaboração à igualdade de gênero na tecnologia

Profissionais e entusiastas da área de tecnologia podem indicar qualquer pessoa ou empresa para concorrer ao prêmio

São Paulo – A União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a ONU Mulheres querem premiar as pessoas e instituições que têm feito a diferença ao tentar diminuir a desigualdade de gêneros no mundo da tecnologia com o prêmio anual Igualdade de Gênero e Integração em Tecnologia (GEM-Tech).

A ideia é reconhecer profissionais – homens ou mulheres – que tenham feito contribuições notáveis pela igualdade de gênero no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Para este ano, a premiação terá três categorias: Aplicação de Tecnologia para o Empoderamento das Mulheres, Mulheres no Setor de Tecnologia e Governança de Tecnologia Sensíveis ao Gênero; e Política e Acesso.

O profissional pode indicar colegas de trabalho, instituições públicas, sociedades civis, empresas privadas ou até a si mesmo até 31 de julho pelo site da UIT.

Os três vencedores finais serão votados pela ONU Mulheres, pela UIT e pelos vencedores do GEM-Tech da edição de 2014.

A cerimônia de premiação será realizada em Nova York em dezembro deste ano, como parte das atividades da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação.

O prêmio será concedido pelo secretário geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Houlin Zhao, e pela diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka.