O segredo para conseguir feedbacks mais frequentes do seu chefe

O professor de Liderança Organizacional e Desenvolvimento no IMD, Jean-François Manzoni, explica como obter o melhor de críticas construtivas

É difícil dizer quem tem mais medo de feedback: o gestor que faz as críticas ou a pessoa que o recebe. Para quem recebe, pode ser desconfortável e estressante escutar que o desempenho não está bom. Enquanto para o gestor, o medo de que a pessoa não reaja bem o faz adiar a conversa.

Mas todos nós precisamos e queremos um feedback. É assim que podemos melhorar em nossos trabalhos e avançar na carreira. Então, depende de você mostrar a seu chefe que você está disposto a ouvir uma crítica. Quanto mais o seu gestor ver você como “treinável”, maiores as chances de ele assumir o risco e separar um tempo para conversar.

Então, o que fazer para elevar a percepção de seu chefe sobre a sua treinabilidade? Aqui estão algumas sugestões baseadas em minha pesquisa e experiência, trabalhando com gestores ao redor do mundo.

Peça feedback

Indique para seu chefe que você gostaria de receber críticas e aconselhamento. Você também pode compartilhar algumas preferências como quando o feedback seria de maior ajuda.

Seja grato

Agradeça ao seu gestor quando ele der o feedback. Se é difícil para você demonstrar gratidão, diga isso. Você pode dizer algo como: “trabalhei duro nessa tarefa e esperava suceder nisso, portanto é um pouco difícil escutar que há coisas que eu poderia ter feito melhor. Mas eu escutei de você que em algumas coisas eu fui bem e sou grato por isso. E também reconheço que esse feedback irá me ajudar a melhorar. Portanto, embora eu não aparente estar entusiasmado agora, irei trabalhar nisso”.

Tenha em mente que seu chefe não é perfeito

Sim, talvez seu gestor não tenha dito isso de forma legal ou de maneira mais perspicaz, ou ainda em um lugar e hora apropriado – mas quando você fica frustrado, considere a perspectiva dele:

— Gestores nem sempre têm tempo suficiente para clarificar suas ideias. Eles podem ter pensado sobre isso, mas podem ter adiado o feedback e, em algum momento, há uma perda entre tempo e qualidade.

— Chefes têm tempo e energia limitados para alocar em uma infinidade de tarefas. Dar um feedback é apenas uma dessas tarefas e é provável que você seja uma das várias pessoas para as quais seu chefe precisa dar um retorno.

— Gestores estão sob pressão. Claro, ele poderia ter dado um pouco mais de apoio, mas se você olhar para seu chefe com um pouco mais de empatia, isso pode ajudá-lo a ver que ele fez um esforço considerável.

Não fique na defensiva

Nunca discuta com quem fornece o feedback. Não foque na parte da crítica que não faz nenhum sentido para você. Leve-o em consideração e pergunte a você mesmo se poderia haver um pouco de verdade nisso – se não pelo seu ponto de vista, talvez pela visão do seu chefe? No mínimo, esta discrepância pode ajudá-lo a perceber que seu chefe tem uma opinião diferente sobre a situação ou que você e as expectativas do seu gerente não estão alinhadas.

Se depois de refletir cuidadosamente e tentar trocar de perspectiva você ainda não concordar ou entender a crítica, encontre uma maneira construtiva de pedir explicações adicionais. Por exemplo, você pode dizer algo como “Você me disse algumas vezes para ‘fazer isso em vez daquilo’. Sou grato pelo seu feedback e gostaria de trabalhar nisso. Meu desafio é que estou tendo algumas dificuldades. Você poderia me ajudar com isso?”

Da mesma forma, se você está tentando receber um feedback de seu chefe e só está conseguindo de forma incompleta, reconheça a situação. Para muitos patrões, uma falha confessada é meio perdoável.

Aja sobre isso

Não há nada mais frustrante para seus chefes do que repetir o mesmo conselho várias vezes. Poucas pessoas gostam de pegar no pé. Ao mesmo tempo, para muitos gestores, funcionários que não se importam com feedbacks mostram falta de respeito à suas competências e/ou autoridade.

Coloque-se no lugar dele

Se em dúvida, pergunte a si mesmo que tipo de comportamento de seus próprios funcionários poderiam elevar sua vontade e habilidade de dar mais feedback construtivo. Então, considere esses comportamentos no contexto daquilo que você sabe sobre seu chefe. Qual deles importa mais para o seu gestor? O que seu chefe valoriza quando se trata de dar um feedback?

Quanto mais o seu chefe acreditar que você irá fazer um bom uso do feedback, mais você receberá. E você também irá receber mais críticas positivas e construtivas. Se o seu gestor perceber que você valoriza isso e está disposto a agir, ele estará mais propenso a ser mais paciente e solidário aos seus esforços.

Claro, alguns chefes são pessoas irracionais e com paciência zero para nada além da perfeição. Mas a maioria dos chefes vai lhe dar mais feedback se você tornar isso mais fácil para ele.

Jean-François Manzoni é professor de Liderança Organizacional e Desenvolvimento no IMD e futuro presidente da instituição, a partir de 2017.