Aguarde...

Basquete | 02/06/2011 14:49

Shaquille O'Neal anuncia sua aposentadoria no Twitter

Jogador foi quatro vezes campeão da NBA e anunciou o fim de sua carreira por um vídeo na rede de microblogs

Wikimedia Commons

Shaquille O'Neal

O jogador sofreu várias lesões que o levaram a desempenhos irregulares nas últimas temporadas que participou

Washington - O gigante americano Shaquille O'Neal, quatro vezes campeão da NBA, anunciou nesta quarta-feira sua aposentadoria do basquete mundial e o fez de maneira peculiar: através de um vídeo postado na rede social Twitter.

No tweet, ele disse simplemente "eu me retiro". E no vídeo postado em anexo, declarou: "Conseguimos, 19 anos, 'baby'. Muito obrigado. É por isso que confesso isso para vocês (seus seguidores do twitter): estou encerrando a minha carreira".

Na atual temporada, O'Neal foi prejudicado por uma lesão no tendão de aquiles direito. O gigante de 2,16 e 150 quilos foi eleito melhor jogador (MVP) da NBA da temporada 1999-2000 e das finais em 2000, 2001 2002, quando venceu o tricampeonato com o Los Angeles Lakers. Ele conquistou seu quarto título com o Miami Heat.

Shaq também obteve a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta, com a seleção americana.

O jogador, de 39 anos, sofreu várias lesões que o levaram a desempenhos irregulares nas últimas temporadas de sua carreira.

"Realmente estive pensando em voltar, mas a lesão no tendão é muito perigosa e teríamos o mesmo resultado que no ano passado", disse.

O'Neal não comunicou sua decisão oficialmente ao Boston Celtics - com quem teria mais um ano de contrato -, mas disse que não gostaria de prejudicar a equipe e que "sua saída abriria espaço para a contratação de novos talentos".

O jogador foi selecionado pelo Orlando Magic na primeira rodada do "draft" (seleção de talentos) de 1992 e um ano depois foi eleito "novato do ano" pela NBA.

O'Neal disse não estar preparado ainda para relembrar sua longa e vitoriosa carreira. "Vamos deixar isso para a conferência de imprensa de sexta-feira", disse o lendário jogador, que dominou as quadras por quase duas décadas.

Shaq ocupa o quinto lugar na lista de pontuadores da história, com 28.596 pontos, e o décimo lugar em rebotes (13.099).

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados