Aguarde...

Concursos públicos | 18/09/2010 09:16

Seis estratégias básicas para encarar um concurso público

Especialistas ensinam como os concurseiros de primeira viagem devem administrar a rotina para conquistar uma carreira pública

Candidato deve fazer, em media, seis exercícios para cada tópico da teoria

Candidato deve fazer, em media, seis exercícios para cada tópico da teoria

 

São Paulo - Estabilidade profissional, bons salários e uma rotina de trabalho menos estafante.  As vantagens de seguir carreira no setor público saltam aos olhos de muitos brasileiros.

O percurso para alcançar uma dessas milhares de oportunidades disponíveis no mercado exige, contudo, disciplina e disposição para encarar uma rotina de estudos metódica.

Pensando nisso, Marco Carboni, diretor pedagógico dos cursos fiscais do Complexo Jurídico Damásio de Jesus, e José Luis Romero Baubeta, da Central de Concursos, ensinam quais os métodos essenciais para quem quer encarar um concurso público.


1.    Esteja um passo a frente
Não espere a publicação do edital do concurso para começar a estudar. Eles são divulgados apenas alguns meses antes da prova - ou seja, um espaço minúsculo de tempo para você se aventurar por todas as matérias e assuntos requeridos.

Por isso, após definir qual é o seu emprego público dos sonhos, investigue quais assuntos foram exigidos nos editais e provas anteriores. Com base nessas informações, elabore seu plano de estudo.

2.    Leia os editais
Por trás das dezenas de páginas e termos difíceis dos editais estão as principais coordenadas para que você seja aprovado no concurso. "O edital é o epicentro de todo trabalho para um concurso", diz Baubeta.

Além de informações importantes como requisitos para o cargo e previsão de datas das provas, os editais também apontam quais assuntos devem ser priorizados e como será feita a seleção.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados