As universidades que mais atraem investimento de empresas em todo mundo

São Paulo – Pela primeira vez, a revista britânica Times Higher Education foi investigar quais as universidades que mais recebem dinheiro de empresas privadas para pesquisa e inovação em todo o mundo.

A PUC do Rio de Janeiro aparece no ranking como a 8º universidade que mais atrai investimentos do setor privado e é a única brasileira entre 20 ranqueadas pela publicação.

A relação próxima de uma universidade com a iniciativa privada é crucial hoje em dia, segundo o editor da Times Higher Education, Phil Baty. De acordo com ele, a interação com o mundo dos negócios ajuda a reforçar receitas, garante menor dependência de investimentos públicos e minimizando efeitos da instabilidade na gestão política.

Os investimentos privados, diz Baty, contribuem ainda para colocar uma universidade no centro do desenvolvimento econômico de uma nação a partir do desenvolvimento de novas tecnologias e serviços. Mas, o mais importante, diz o editor da Times Higher Education em nota, é o benefício que esta conexão com o mercado traz para os alunos, que acabam sendo melhor preparados para carreiras de sucesso em um ambiente altamente competitivo.

Confira, nas fotos, quais são as universidades em que as empresas mais dão dinheiro para pesquisas e veja a quantia investida por membro da equipe acadêmica.

Tópicos: Universidades, PUC, Faculdades e universidades, Rankings de faculdades, Carreira jovem, Ensino superior