Aguarde...

Excelência | 07/12/2012 16:49

Os melhores cursos de engenharia do Brasil

Confira instituições com nível de excelência no CPC - Conceitos Preliminares de Curso. O índice é levado em conta pelo MEC para calcular o Índice Geral de Cursos (IGC)

Stock.xchange

Capacete e bota de segurança

 

São Paulo - O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem a avaliação das instituições de ensino superior por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade do ensino. A nota do IGC vai de  1 a 5.

Para chegar ao IGC, são levados em conta os Conceitos Preliminares de Curso - CPC - (que avaliamo rendimento dos alunos no ENADE, infraestrutura e qualidade do corpo docente) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes).   Os cursos avaliados entre os níveis 5 e 4 de IGC fazem parte do grupo de excelência. O nível 3 é considerado regular e 1 e 2 são conceitos insuficientes.

O CPC também vai de 1 a 5 e funciona da mesma forma que o IGC, com os níveis 4 e 5 sendo excelentes. Entre as instituições que oferecem  cursos de engenharia civil, por exemplo 52 estão ranqueadas dentro do grupo de excelência. Mas o nível 5, que é máximo, foi atingido por apenas 6 instituições. Dentre as faculdades ou universidades que  oferecem  cursos de engenharia de produção, 43  entraram para o grupo de excelência, sendo que 5 delas atingiram o nível máximo.

Já entre os cursos de engenharia cartográfica, engenharia de agrimensura, engenharia de recursos hídricos, engenharia geológica, engenharia sanitária, engenharia têxtil, engenharia de minas e engenharia agrícola não houve instituições consideradas excelentes.

Entre as habilitações da área de engenharia, confira quais instituições foram as mais bem avaliadas pelo MEC, com CPC 4 ou 5:

Engenharia Aeroespacial:

Instituição Sigla Estado Categoria Administrativa Número de Concluintes Participantes CPC Contínuo CPC Faixa
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC UFABC SP PÚBLICA 15 3,7523 4

 

Engenharia Automotiva:

 

Instituição Sigla Estado Categoria Administrativa Número de Concluintes Participantes CPC Contínuo CPC Faixa
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL ULBRA RS PRIVADA 22 3,1231 4

 

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados