As seleções mais aguardadas do ano

São Paulo – O anúncio da suspensão de concursos públicos federais para 2016, feito em setembro do ano passado pelo governo trouxe incerteza no calendário dos concurseiros. Mas, segundo Nestor Távora, coordenador dos cursos para concursos públicos da LFG ainda não há definição dos termos da medida.

“A reforma ainda não foi concretizada, formalizada”, diz. A iniciativa, caso levada a cabo pelo governo, vai afetar 40 mil cargos federais e está relacionada apenas aos concursos que ainda não tinham sido autorizados. Além disso, há exceções que podem acontecer, segundo os especialistas consultados. Uma delas é o concurso da Polícia Federal, com oportunidades para delegado e perito, que pode sair neste ano, segundo Távora.

Muito embora seleções estaduais e municipais não entrem na suspensão prevista, o número de vagas em geral será menor em 2016, diz Rodrigo Lelis, professor do Universo do Concurso. “Devemos esperar é uma abertura contida de concursos, com um número não muito alto de vagas e, portanto, sem tantas nomeações, como vinha ocorrendo nos últimos anos”, diz ele.

Confira, nas fotos, os concursos públicos que devem ser mais disputados neste ano.

Tópicos: Carreira e Salários, Carreira, Concursos públicos, concursos, Oportunidades profissionais