São Paulo - O LinkedIn acaba de divulgar a lista das palavras mais repetidas pelos usuários em seus perfis na rede social.

O termo mais empregado pelos brasileiros é "responsável", que ficou com o primeiro lugar do ranking pelo terceiro ano consecutivo. A segunda posição é ocupada por "liderança", que aparece pela primeira vez na lista.

Ao contrário do que pode parecer, o uso frequente do adjetivo "responsável" não significa necessariamente que os usuários se apresentam como sérios cumpridores dos seus deveres.

Segundo Fernanda Brunsizian, gerente de comunicação do LinkedIn, a palavra ficou em 1º lugar porque muitos profissionais descrevem suas funções e atribuições em cada emprego, em frases como "responsável pela supervisão dos vendedores" ou "responsável pela gestão financeira".

Não é uma boa estratégia. Fernanda diz que é mais eficaz incluir no perfil os resultados do seu trabalho, e não meramente a sua lista de tarefas em cada empresa.

Além disso, a rede social recomenda que seus usuários abandonem os clichês e passem a usar uma linguagem mais próxima à vida real. "É importante que as pessoas repensem os chavões corporativos e sejam mais naturais em seus perfis", diz a gerente do LinkedIn.

Veja abaixo as 10 palavras mais repetidas em perfis brasileiros do LinkedIn em 2015:

2015
Responsável
Liderança
Estratégico
Sólida experiência
Criativo
Planejamento estratégico
Extensa experiência
Experiência internacional
Apaixonado
Motivado

Confira também as expressões mais usadas em 2014 e 2013:

2014 2013
Responsável Responsável
Estratégico Estratégico
Criativo Multinacional
Sólida experiência Dinâmico
Extensa experiência Organizacional
Experiência internacional Especialista
Especializado Criativo
Planejamento estratégico Eficaz
Apaixonado Inovador
Motivado Competitivo

Comparação com outros países
Globalmente, uma das expressões mais usadas pelos usuários do LinkedIn é "bem-sucedido” - um termo visto com bem menos frequência nos perfis brasileiros. O mesmo ocorre com a palavra "orientado”.

“Liderança”, “motivado” e “criativo” são os clichês mais repetidos nos 20 países pesquisados. 

A palavra "criativo", aliás, é mais usada pelos americanos e mexicanos do que pelos brasileiros, tradicionalmente associados a essa característica. Ainda em comparação com o México, o Brasil emprega menos os termos "especializado" e "proativo".

Tópicos: Carreira e Salários, Carreira, Currículos, Mudança de emprego, Dicas de Carreira, Internet, LinkedIn, Empresas, Empresas de tecnologia, Empresas de internet, Mercado de trabalho, Redes sociais