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Profissões | 17/04/2012 11:25

O que as empresas esperam dos executivos de marketing?

Profissionais precisam ter atitude, prever os movimentos do mercado e dialogar na língua dos diferentes departamentos das companhias

Cláudio Martins, do

Getty Images

Executivos conversando

Candidato precisa saber traduzir suas ideias para os setores empresariais de maneira clara

Rio de Janeiro - Conhecimento multidisciplinar, experiência em diferentes campos do marketing e saber falar a língua dos demais departamentos das empresas. Essas são as características que as companhias têm procurado em profissionais para ocupar os cargos de gerentes e diretores de marketing no Brasil. Mais do que ter conhecimentos técnicos, as companhias buscam gestores que sejam capazes de antever os movimentos do mercado e saibam gerenciar suas equipes adequadamente.

Nos últimos anos, vem se desenhando uma mudança no pensamento das corporações a respeito da formação do profissional de marketing. Hoje, para almejar os cargos de gerentes e diretores de marketing, os candidatos não precisam necessariamente ter uma formação clássica no curso de propaganda e marketing. Uma especialização no campo pode habilitá-los a concorrer aos postos mais elevados, desde que outros critérios sejam atendidos.

“Atualmente, as companhias permitem que profissionais formados em carreiras como engenharia e administração, com MBAs e especializações, ocupem os cargos de diretores e gerentes de marketing. Para as empresas, não basta apenas o conhecimento da área, é preciso ter uma visão 360°”, afirma Daniela Sanchez, gerente da divisão de marketing e sales da Page Personel.

Conhecimentos que fazem diferença

Além de ter passado por diferentes áreas do marketing, na visão das companhias o candidato precisa saber traduzir suas ideias para os setores empresariais de maneira clara. Deve ter conhecimento sobre ferramentas analíticas quando precisar se relacionar com a área financeira, apresentando números que justifiquem suas escolhas. Ao lidar com o setor de vendas, o profissional também deve estar apto a desenvolver estratégias de sell in e sell out que atendam às demandas do varejo.

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