São Paulo- Já é possível se inscrever no concurso público do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) com 21 vagas, ao todo, divididas entre os cargos de técnico e analista. A banca organizadora da seleção é a FGV.

Para técnico administrativo são 16 oportunidades e há uma vaga para técnico de notificações e atos intimatórios. Nos dois casos é preciso ter ensino médio completo ou curso profissional técnico e o salário é de 4.382,84.

O cargo de analista exige curso superior: são três vagas para a parte administrativa, voltadas a formados em administração, ciências contábeis, economia ou direito e uma para analista processual, que é para formados em direito. O salário é de 7.139,16 reais.

Apesar do baixo número de oportunidades imediatas, é possível que surjam mais vagas. Tramita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o projeto de lei que cria 125 vagas para técnicos e mais 80 para analistas.Geralmente o MP do Rio de Janeiro convoca muito mais candidatos do que o número inicial de oportunidades.

Em 2006, quando foram oferecidas 281 vagas, 1.049 classificados foram chamados. No último concurso, em 2011, 1.052 pessoas foram beneficiadas, número muito superior às 155 vagas ofertadas. Para este concurso, o prazo de convocação dos candidatos habilitados será de 18 meses, com possibilidade de prorrogação.

As provas serão realizadas no dia 1º de maio. A taxa de inscrição, que pode ser feita pelo site da FGV, é de 95 reais para o cargo de técnico e de 120 reais para o de analista. O prazo para se inscrever acaba no dia 28 de março.

Tópicos: Concursos públicos, concursos, Ministério Público, Oportunidades profissionais