Aguarde...

Carreira | 19/07/2012 16:21

Conheça 13 profissões de futuro

Saiba quais são as carreiras que vão ganhar espaço nos próximos anos

Camila Mendonça, da

Dreamstime.com

Calendário com dinheiro

Calendário com dinheiro: Entre as profissões do futuro, está a de gestor de inovação em negócios, responsável por mapear tendências

1. Gestor de inovação em negócios

O gestor de inovação em negócios é uma evolução do profissional que atua com pesquisa de mercado. Ele é responsável por mapear tendências e tem visão para criar novos processos e demandas. "Inovação passou a ser uma ferramenta de sobrevivência e gestão nas empresas", diz Paulo Sérgio Quartiemeister, diretor do Centro de Inovação e Criatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Incorporada aos processos diários corporativos, a inovação tende a ter departamento próprio. "Não existe um modelo ou regra, mas esse profissional vai ser mais demandado porque a velocidade interna de mudança nas organizações deve ser maior do que a velocidade do mercado", diz Paulo Sérgio.

2. Gestor de turismo

No momento, empresas do setor de turismo começam uma fase de investimentos em capacitação profissional e inovação. "O mercado está começando a se especializar", diz Marisa Canton, professora de gestão de empreendimentos turísticos da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Para lidar com a segmentação do mercado, o profissional de gestão, que conhece toda a cadeia do setor e é o responsável por incorporar inovações, será valorizado. "O gestor do turismo é o profissional que tem a visão geral da área", diz Marisa. "Ele sabe aliar transporte, segmento hoteleiro, setor de alimentos e bebidas e marketing de eventos."

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados