São Paulo – No próximo dia 12 de março, a cidade de São Paulo recebe, mais uma vez, uma das maiores feiras gratuitas de MBA do mundo. The MBA Tour traz uma ótima chance aos interessados em cursos de MBA no exterior de conhecer mais sobre as escolas de negócios e conversar com as equipes de admissão.

A americana William & Mary, as espanholas IE Business School e IESE Business School, a dinamarquesa Copenhagen Business School, a canadense HEC Montreal são algumas das instituições já confirmadas para a feira.

O ideal é já ir preparado e com “alvos certeiros” em mente. Confira as dicas do coordenador geral do The MBA Tour, Peter Loesecke, para causar uma boa impressão na conversa com representantes das escolas e aumentar as chances de ser admitido:

1. Pesquise sobre os diferentes tipos de cursos que existem

Existem programas em tempo integral ou parcial. Pesquise para quais as indústrias e mercados cada escola do seu interesse mais forma profissionais e quais temas têm mais força na grade curricular dos cursos.

“Quase todos os programas de MBA oferecem mais que apenas gerenciamento de núcleo, e alguns são mais fortes em determinadas áreas. Saber os pontos fortes de um programa permite que você adapte um MBA para seus objetivos particulares”, diz Peter Loesecke.

A partir daí o candidato deve fazer uma lista das escolas que oferecem os programa de MBA que mais se adequam ao seu perfil. A localização da escola também deve ser levada em conta. Prefere locais mais afastados ou busca grandes centros urbanos? Considere onde você quer morar depois de completar o curso, quais empresas estão na região e se essas empresas são atrativas.

“Não se limite a escolas com que você está familiarizado. É importante considerar todos os tipos de programas na sua pesquisa inicial - você pode descobrir um programa que é exatamente o que busca”, diz o coordenador do The MBA Tour.


2. Liste dúvidas para apresentar às equipes de admissão das escolas

“Preparar questões é uma ótima forma de se sentir mais confiante e confortável para abordar os diretores de admissão”, diz Loesecke. Mas, pesquise em sites das escolas porque muitas vezes as respostas podem já estar ali.

Metodologia de ensino, tamanho do programa e as redes de networking oferecidas pelas escolas são alguns exemplos de temas que podem ser tratados durante a conversa.

3. Marque os encontros com os diretores de admissão

Uma das vantagens de participar da feira é ter a oportunidade de conversar pessoalmente com os diretores de admissão das escolas presentes. Os MeetUps são sessões de 20 minutos para conversar com esses profissionais e tirar dúvidas. Esta é a chance de causar uma ótima impressão.

As confirmações para os MeetUps começam 2 semanas antes do dia do evento (12 de março). Interessados podem aderir online ou no dia, presencialmente. Além de encontros, no The MBA Tour estão programados painéis, apresentações, workshops de candidatura e de revisão de currículo.

4. Reúna documentos

Currículo, carta de apresentação e cartões de visita. Estes são os itens obrigatórios para levar ao encontro das equipes de admissão das escolas, segundo o coordenador do The MBA Tour.

5. Prepare seu discurso de apresentação para as escolas

Por que você decidiu fazer um MBA? “Saber seus objetivos com o MBA auxilia na hora de abordar e conversar com os diretores de admissão”, diz Loesecke.

De acordo com ele, diretores de admissão querem saber sobre a experiência de trabalho dos candidatos, e como eles demonstram liderança em seus cargos.

6. Mande mensagem após o encontro

Envie um e-mail de agradecimento para os representantes das escolas que você conheceu. “Inclua a data e a cidade que vocês se conheceram. Fale um pouco sobre você para que ele se lembre quem é. Também pode ajudar se fizer alguma referência sobre o que conversaram”, diz Loesecke. A mensagem, segundo ele, deve incluir questões sobre a candidatura ou dúvidas que não foram solucionadas durante o encontro.

Serviço:
The MBA Tour São Paulo
Quando: 12 de março 2016, sábado, das 12h às 17h.
Onde: Hotel Renaissance - Alameda Santos, 2233 - Jardim Paulista.
Inscrições: pelo site do evento 

Tópicos: Carreira e Salários, Carreira, Cursos no exterior, Cursos de MBA, Pós-graduação, Educação executiva