Aguarde...

Listas | 20/03/2012 09:12

Como decifrar os rankings de MBA internacional

Saiba o que está por trás das listas que escolhem os melhores programas de MBA do mundo

Divulgação

Professor durante aula na Wharton School of Business

Professor durante aula na Wharton School of Business

São Paulo – Para alguns, Harvard é, de longe, a melhor. Para outros, Stanford é a única capaz de deixar outras universidades comendo poeira. Há até quem (raramente) dê destaque para alguma escola de negócios brasileira. Mas, afinal, qual programa de MBA é, de fato, melhor?

A resposta varia de acordo com os critérios e a metodologia de pesquisa adotados por cada instituição ao elaborar um ranking. Em algumas, o que vale é a valorização salarial dos alunos após o programa de MBA. Em outras, as parcerias entre as escolas de negócios e o mercado de trabalho. E por aí vai.

Para não se perder e escolher o ranking que mais se aplica às suas ambições profissionais, confira a metodologia adotada pelas principais listas de melhores programas de MBA:

Financial Times
Anualmente, o Financial Times publica cinco rankings anuais voltados para programas de MBA global e MBA executivo, além de escolas de negócios europeias e mestrado em gestão.

Para chegar aos nomes que compõem a lista de MBA global, o FT dá ênfase para a valorização salarial dos ex-alunos três anos após a conclusão do MBA. Mas também avalia itens como diversidade da equipe de professores e alunos, além de produção acadêmica.

O último ranking de MBA global foi divulgado em janeiro deste ano. Nele, a escola de negócios de Stanford levou a primeira posição. Do Brasil, apenas o Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aparece no ranking.

Forbes
O ranking de melhores escolas de negócios da Forbes é feito com base na relação custo benefício de cada programa de MBA tendo em vista os investimentos durante o programa e o retorno salarial até cinco anos após a formatura no MBA. No ranking do ano passado, a Forbes consultou 16 mil ex-alunos.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados