Aguarde...

Seleção | 03/03/2011 16:22

7 perguntas para fazer na entrevista de emprego

Descubra quais as questões cruciais para que você tome a melhor decisão profissional

Stock.xchng

Sala do chfe

Fuja das frases monossilábicas na entrevista e procure comprender a lógica da empresa

São Paulo – Em tempos de descompasso entre aquecimento da economia e oferta de profissionais qualificados, o cenário das entrevistas de emprego mudou de tom. Agora, os candidatos não são os únicos a “ficar na berlinda”. As empresas, do lado de lá da mesa, também precisam demonstrar se são coerentes ou não com os projetos de carreira de cada profissional.

Para encarar esse novo cenário, os candidatos, portanto, devem estar prontos para ir além do objetivo de impressionar o recrutador. Ele deve chegar na entrevista munido de questões precisas para decidir se aceitará ou não a proposta da companhia. “Acabou aquela postura de que a empresa era superior ao candidato durante o processo seletivo”, afirma Eliane Figueiredo, sócia-diretora da Projeto RH.

De acordo com especialistas, os recrutadores já esperam esse tipo de comportamento mais questionador. Querer saber mais sobre a companhia ou sobre a futura rotina de trabalho indica um elevado nível de maturidade profissional do candidato. “As companhias, hoje, valorizam pessoas críticas e que têm consciência do seu plano de carreira”, afirma a especialista.

EXAME.com selecionou algumas sugestões de assunto que você pode abordar durante a entrevista para tomar a melhor decisão

1. Quais os planos da empresa para os próximos cinco anos?
Antes de disparar uma porção de incógnitas para o recrutador, é preciso ter uma noção clara de qual o tipo de terreno em que está pisando. Aqui, a ideia não é apenas munir você contra gafes ou ajudá-lo a bancar o bem informado. Mas sim conseguir informações relevantes para a sua decisão profissional.

Dessa forma, não vale chegar na entrevista sem ter a menor noção sobre os negócios da empresa. É a partir desses dados prévios que você poderá medir qual o tipo de pergunta que irá fazer ao recrutador.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados