São Paulo - Para quem procura uma oportunidade de renda extra ou quer flexibilidade de horário de trabalho, os chamados “freelas” podem ser uma boa alternativa para ter mais autonomia.

Vários sites conectam profissionais e clientes e começar a trabalhar pode ser bem simples: basta um computador e acesso a internet. Organizar um portfólio e detalhar o seu perfil profissional aumentam as chances de receber melhores propostas.

Sebastián Siseles, diretor internacional da Freelancer.com, acredita que gerenciar o tempo é o diferencial para se dar bem dentro deste tipo de plataforma. “Para ganhar como um profissional, o freelancer precisa organizar o trabalho, escolher um nicho e se posicionar na área que domina para conseguir se destacar”, afirma.

Selecionamos cinco sites que vão te ajudar a encontrar oportunidade de trabalho em vários setores profissionais:

1. Freelancer.com
Com mais de 6 mil novas oportunidades de trabalho adicionadas por dia, a ferramenta traz possibilidades em diversas áreas. O Freelancer.com tem mais de 18 milhões de profissionais cadastrados em todo mundo. O pagamento em dólar é um atrativo para os brasileiros, que saem favorecidos pelo câmbio.

2. 99 Freelas
Esse site irá ajudar você a receber várias propostas de trabalho que se aproximem do seu perfil de trabalho. Com um sistema de ranking, no 99 Freelas os mais bem avaliados recebem as melhores propostas.

3. Busca Freela
Além de conectar profissionais e clientes, o Busca Freela funciona como uma rede social para troca de conhecimento, gerenciamento e serviços em várias áreas.

4. IguanaFix
Nem só de trabalhos digitais pode viver um freelancer. O site IguanaFix tem a proposta de ser uma ferramenta para profissionais que atuam em serviços de consertos para residências e empresas. O aposentado Carlos Balsano tem conseguido trabalhos utilizando a plataforma. “O que de início era um complemento, hoje é o principal meio de conseguir dinheiro”, conta.

5. Workana
Para profissionais da área de comunicação e desenvolvimento web, o Workana pode ajudar a conseguir clientes rapidamente. Entre as diversas propostas indicadas pelo site, a dica é escolher apenas a que se adeque ao valor que você gostaria de receber. 

Tópicos: Horário flexível, Internet, Oportunidades profissionais