Aguarde...

Dicas | 26/06/2012 06:00

4 passos para organizar sua mesa de trabalho

Especialista ensina como dar um fim à bagunça da sua mesa – mesmo quando ela já virou um item da sua personalidade corporativa

Doctor_bob/MorgueFile

Mesa com papéis

Gestores deixam de visualizar problemas e potenciais do empreendimento por não acompanharem de perto os resultados

São Paulo - Por mais que você tente se convencer de que “se encontra na sua bagunça”, tem horas que a quantidade de coisas acumuladas na mesa de trabalho começa a atrapalhar. “Se você não consegue encontrar algo que procura imediatamente, pense no tempo que está perdendo no fim das contas”, diz o especialista em organização pessoal e profissional José Luiz Cunha, CEO da OZ!.

Com todo tempo perdido em busca de itens específicos, já dava para ter organizado a bagunça. “Organização é um investimento”, defende Cunha. Confira 4 passos para evitar que as pessoas confundam o seu ambiente de trabalho com uma zona de guerra.

Tenha consciência: a bagunça é um problema

Como qualquer tarefa menos prazerosa, você precisa se sentir motivado para atuar. “Lembre-se do quanto isso atrapalha seu dia a dia”, afirma o especialista. Depois, tome coragem e marque um dia específico para a arrumação. Se a preguiça é grande, comece por áreas menores ou mais simples. Se a bagunça é que é grande, não tente arrumar tudo de uma vez só.

Estabeleça um critério

Organização exige um processo pré-determinado. O jeito mais fácil de começar é separar aquilo que não vai mais ficar na sua mesa: os materiais que vão para o lixo, para doação ou que serão mudados de lugar (voltam para o arquivo do escritório ou ficarão na sua casa).

Os objetos que ficam também precisam ser categorizados. “É essencial que você saiba onde cada coisa vai ficar”, diz Cunha. Materiais usados com frequência, por exemplo, devem ter fácil acesso. Outros objetos podem ser guardados nas gavetas: “Mas não se esqueça de categorizar e nomear cada gaveta (mesmo que mentalmente)”, completa o especialista.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados