Aguarde...

Comportamento | 07/02/2012 06:00

4 dicas para você organizar sua mesa de trabalho

Especialistas afirmam que a desorganização afeta sim a produtividade de um profissional

Doctor_bob/MorgueFile

Mesa com papéis

Não permita que a bagunça da mesa aumente o estresse no trabalho

São Paulo – A mesa de trabalho de uma pessoa pode contar muito de sua rotina e personalidade. Para alguns, a bagunça pode ser organizada, mas para os especialistas, essa atitude não é vantajosa para a imagem de um profissional e para sua carreira.

Para Ivo Corradi de Abreu, consultor em organização, organizar a área do trabalho, seja no escritório ou em casa, aumentará a eficiência pessoal e diminuirá o estresse. “Quando você é cobrado de uma correspondência ou relatório que você nem lembra se recebeu ou não, isso demonstra um descontrole no trabalho”, diz.

“O profissional precisa se conscientizar de que a sua desorganização atrapalha sua produtividade”, afirma José Luiz Cunha, engenheiro e fundador do portal OZ! Organize sua vida.

Confira abaixo as dicas dos especialistas:

1 Descarte e limpe

Verifique se cada objeto que está em sua mesa de trabalho tem utilidade e descarte tudo aquilo que não pertence ao trabalho. Para Cunha, esse primeiro passo tem que ser planejado, e com uma data marcada. “Chegue mais cedo ou saia mais tarde do trabalho”, ensina.

2 Categorize

A melhor forma de organizar os papeis e documentos é classificá-los por assuntos. “O ideal é que a mesa tenha a menor quantidade de papeis possível”, diz Abreu.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados