O novo mercado de trabalho

São Paulo – Há seis anos, a primeira geração do iPhone (e sua revolucionária tela sensível ao toque) foi apresentada ao mercado. O Facebook ainda era uma rede social hostil à cultura do brasileiro – que ainda estava vidrado nas possibilidades do ... Orkut. A camada do pré-sal ainda não havia sido desbravada. O termo BRIC ainda era uma sigla remota para muita gente fora do mercado. E poucos imaginavam que, em um ano, a então maior economia do mundo viveria uma crise econômica comparável a grande recessão de 1929.

De lá para cá, muita coisa mudou na maneira como encaramos o mundo, nos relacionamos, compramos, vendemos, estudamos e trabalhamos. Esta nova forma de estar no mundo trouxe novas demandas para o mercado e como consequência direta: novas carreiras  e oportunidades profissionais surgiram em resposta.

EXAME.com conversou com recrutadores dos mercados de tecnologia, direito, mercado financeiro e marketing para entender quais as profissões que surgiram (ou foram repaginadas) e se consolidaram no período. 

Tópicos: Advogados, Engenheiros, Engenharia, Oportunidades profissionais, Profissões, Programadores, Publicitários