7 ferramentas online para impulsionar a carreira

Dá para ir muito além do LinkedIn, melhorarando e ampliando as relações profissionais ou simplesmente divulgando o trabalho nas redes

São Paulo – O LinkedIn é a maior rede social profissional dos dias de hoje, com cerca de 16 milhões de usuários no Brasil. Mas já não é a única opção quando se trata de currículo digital. Uma nova safra de ferramentas surge como alternativa para quem deseja expor realizações de maneiras diferentes.

É o caso do Somewhere, site em que os usuários podem postar fotos do dia a dia do trabalho com um pouco mais de personalidade. “Queremos redefinir a maneira como o trabalho é visto”, diz Justin McMurray, criador da plataforma.

A ideia surgiu do incômodo com a área de recursos humanos, que, em sua opinião, resumia a busca pelo trabalho a currículos e descrições do cargo. Listamos outras ferramentas que podem ajudar a impulsionar a carreira além do LinkedIn

1 Hashtaag

Site: hashtaag.com

Interessante para: startups e empreendedores

A plataforma tem como objetivo a solução de problemas profissionais. Basicamente, desafios que empreendedores encontram durante a criação de um negócio. Inspirada nos formatos de crowdsourcing, propõe uma espécie de colaboração coletiva de ideias. Cada usuário pode postar um projeto e apontar obstáculos que encontrou que dificultam a evolução dele. 

A partir daí, outros usuários podem comentar, apontar novos empecilhos, dar feedback e até oferecer soluções. A ideia é aprimorar os projetos e, assim, deixá-los mais maduros para que possam receber investimentos no futuro. O site ainda não faz transações financeiras, mas serve de ponte e de vitrine para quem busca investidores.

2 Dribbble

Site: dribbble.com

•  Interessante para: designers, ilustradores e artistas gráficos

De visual parecido com o do Pinterest, o site foi criado para ser um local em que designers e profissionais das artes visuais possam exibir imagens de projetos nos quais estão trabalhando.

Para esse público, é uma maneira de expor o portfólio mundialmente e receber ofertas de trabalho dos mais variados lugares. O espaço serve tanto para divulgar e encontrar trabalhos como para buscar inspiração e descobrir profissionais de uma área que vai ficando totalmente globalizada.  Além disso, é possível seguir grupos de empresas. O site é bonito e intuitivo, especialmente para quem já usou o Pinterest.

2 Refresh

Aplicativo disponível para iOS

Site: refresh.io
Interessante para: profissionais em geral

O aplicativo cria um dossiê instantâneo com informações-chave de uma pessoa, com base em dados disponíveis em plataformas online, como Facebook e LinkedIn. A ideia é facilitar o networking em eventos e reuniões de negócios. Bhavin Shah, CEO da empresa responsável pelo aplicativo, teve a ideia de criar a ferramenta durante uma viagem que fez ao Afeganistão com o secretário de Saúde americano, Tommy Thompson.

Ele percebeu que o político conseguia fazer discursos melhores e se relacionar com maior facilidade graças aos briefings que os assessores forneciam quando chegava a um novo destino. Por enquanto, o aplicativo só pode ser baixado nos EUA.

3 Somewhere

Site: somewhere.com

Interessante para: profissionais em geral

Trata-se de uma plataforma visual em que qualquer profissional pode expor imagens de seu trabalho e tudo que está relacionado, desde projetos paralelos até ambientes e inspirações.

Para cada post ou resposta é preciso incluir uma foto, o que cria um clima pessoal para a rede e a diferencia do estilo insípido dos sites profissionais. Funciona bem como alternativa despojada e dinâmica em relação ao tradicional currículo. É como se um filtro do Instagram tivesse sido colocado sob o LinkedIn.

Para Justin McMurray, um dos criadores do projeto, contar o que se está fazendo é muito mais interessante do que uma lista de empregos. O cadastro ainda não é imediato. Para entrar na rede social, é preciso solicitar um convite e aguardar a aprovação do pedido no site.

4 Angels Club

Site: angelsclub.com

Interessante para: empreendedores e startups

Como é possível deduzir pelo nome, o site é um clube de investidores-anjo. Empreendedores em busca de investimento podem fazer o cadastro de um projeto no site brasileiro e aguardar a avaliação. Atualmente, o clube conta com cerca de 100 investidores e uma carteira de investimentos de 50 milhões de reais, mas os aportes podem variar de 5 000 reais a alguns milhões.

5 Xing

Site: xing.com

Interessante para: qualquer profissional em busca de networking

Parecido com o LinkedIn, mas com interface mais bonita e intuitiva, o site ainda não tem muitos brasileiros. A rede pode ser interessante para quem faz negócios com Alemanha e outros países europeus.

Nele, é possível postar projetos. O site então cruza informações de outros usuários e sugere aqueles que podem ajudar. Mas o serviço
só é grátis por 30 dias. Depois disso, o custo é de 65 euros (pouco mais de 200 reais).

6 Labroots

Site: labroots.com

Interessante para: cientistas e pesquisadores

Essa rede social tem como objetivo reunir pesquisadores de diversas áreas, desde química até economia e biologia. A quantidade de conteúdo, no entanto, parece ser maior para as ciências exatas. O site não é muito bonito nem intuitivo, mas aqueles que derem uma chance podem se surpreender com o conteúdo interessante.

A plataforma conta com mais de 500 000 usuários e tem atualizações diárias. Assim como no LinkedIn, é possível seguir empresas e participar de grupos de interesse.

 Um recurso diferente é a possibilidade de participar de desafios postados por empresas ou pela própria rede social. Um dos últimos desafiava as pessoas a mandar fotos de lua cheia e oferecia como prêmio um cartão-presente de 250 dólares no site da Amazon. Na seção jobs, é possível encontrar ofertas de emprego relacionadas às áreas de interesse que o usuário escolhe no cadastro.