Dólar R$ 3,28 0,12%
Euro R$ 3,67 0,13%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,05% 63.227 pts
Pontos 63.227
Variação -0,05%
Maior Alta 22,54% JBSS3
Maior Baixa -4,09% CYRE3
Última atualização 25/05/2017 - 17:21 FONTE

França oferece bolsas de pós-graduação para estrangeiros

Inscrições vão até 6 de janeiro de 2017. Veja os valores das bolsas e como se candidatar à oportunidade

O Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França anunciou nesta semana que está com inscrições abertas para o programa Eiffel, que concede a estudantes estrangeiros bolsas de estudo para realizar o mestrado ou doutorado no país.

As bolsas são oferecidas diretamente às universidades francesas. Portanto, para concorrer ao benefício, é preciso primeiro ser admitido ao programa de mestrado ou doutorado de interesse e manifestar à escola o desejo de concorrer às bolsas. As escolas têm até o dia 6 de janeiro de 2017 para encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris. Confira aqui o passo a passo para inscrição.

Estudantes de mestrado selecionados pelo programa receberão 1.181 euros mensais e os de doutorado, 1.400. Também estão inclusas as passagens aéreas, seguro saúde e ajuda de custo para atividades culturais. A bolsa não inclui a anuidade da universidade, mas os estudantes contemplados também podem se candidatar paralelamente a bolsas oferecidas pela instituição.

Candidatos às bolsas de mestrado devem ter até 30 anos de idade e os de doutorado, até 35. Para 2017, as áreas de estudo prioritárias do programa Eiffel são engenharias, economia e gestão, direito e ciências políticas. Para o doutorado, são contempladas também as seguintes áreas: matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação. Leia aqui o edital do programa (em inglês).

* Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar