Estas palavras indicam se você fala espanhol ou só “portunhol

Se você não conhece nenhum destes falsos cognatos é melhor nem pensar em colocar que fala espanhol no seu currículo

São Paulo – “Muitas pessoas acham que falam espanhol mas não têm a mínima ideia”, diz Elsa Selener, professora de espanhol da escola Hola que Tal. A semelhança entre a língua de Camões e a de Cervantes costuma “trair” muitos falantes de portunhol e confusões no ambiente de trabalho são frequentes, segundo costumam confessar os alunos à professora.

“Temos trabalhado muitos cursos intensivos com pessoas que perderam oportunidades de promoção porque colocaram no currículo que falavam espanhol, mas na verdade não falavam”, diz.

Um caso que ela conta, por exemplo, é o de uma aluna empregada em uma multinacional que foi a uma palestra no trabalho, em espanhol, língua de origem da empresa. “Ela ouviu que haveria uma grande inversión na empresa e ficou preocupada porque concluiu que seria uma mudança”, diz Elsa. Mas, inversión quer dizer investimento.

A aluna de Elsa foi vítima de um falso cognato. Também conhecidas como “falsos amigos”, palavras como inversión e inversão têm grafia semelhante, mas significado diferente.

No área de negócios, Elsa lembra que há muita confusão em relação aos números em espanhol. Um bilhão, por exemplo, em espanhol se diz mil millones.

Assim, ao citar um aporte de 10 bilhões de reais, o certo em espanhol é dizer: 10 mil millones de reais.  Billón, em espanhol, corresponde a um trilhão, em português.

A seguir, Elsa listou esses e outros exemplos que frequentemente servem de armadilha, especialmente, no contexto de negócios:

Espanhol Tradução em português
Contestar Responder
Aceitar Colocar óleo
Aguinaldo 13º salário
Carpeta Pasta
Fecha Data
Abonar Pagar
Apurar Apressar
Quitar Tirar
Propina Gorjeta
Tasa Taxa
Interés Juro
Inversión Investimento
Mil millones Um bilhão
Um billón Um trilhão

No canal de Youtube Aprenda Espanhol Online Grátis, a professora fala sobre outros casos de falsos cognatos :

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Pedro Evandro Montini

    Hay siempre una situación embarazada!