Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Como não “estragar tudo” na festa da firma deste ano

Como em qualquer outro compromisso de trabalho, é importante comparecer mas não deixe que suas atitudes acabem com sua reputação profissional

Mesmo com o orçamento mais enxuto, a maior parte das empresas não deixa de promover a confraternização de final de ano. É um momento para relaxar um pouco depois de tanto trabalho e de comemorar, todos juntos, os bons resultados atingidos. Mas não se pode esquecer que ainda assim, é um compromisso de trabalho.

Assim como no escritório, você estará sendo observado pelos colegas e pela chefia. E uma gafe pode impactar negativamente na imagem que já construiu na organização. Por isso, a regra de ouro nessas ocasiões em todos os aspectos é: não exagere em nada!

Não deixe de ir por receio de errar. Como em qualquer outro compromisso de trabalho, é importante comparecer. Vá, nem que fique apenas alguns minutos e, antes, confira se é possível levar um acompanhante.   

Como se vestir

Mulheres devem evitar transparências, decotes exagerados, roupas muito justas e vestidos/minissaias muito curtos. Se a confraternização for ao ar livre num sítio ou parque aquático, use um biquíni ou maiô discreto, que não exponha exageradamente o corpo. E não se esqueça de levar uma canga ou um short.

Homens precisam ter alguns cuidados, como evitar roupas desleixadas ou excesso de acessórios. Seja simples. Que tal um jeans básico e uma camiseta? Se a festa for em área com piscina, prefira um calção em vez de uma sunga. 

Postura

Beber moderadamente já evita um tanto de constrangimento depois da festa. Mas, mesmo sem estar bêbado – só um pouco relaxado -, é importante ter cuidado para não fazer brincadeiras maldosas com os colegas e os gestores. Tenha bom senso. Se ficar em dúvida, avalie: você faria o mesmo se estivesse em um dia normal de trabalho? Além disso, flertar também não é uma boa ideia.

Dançar e se divertir está liberado, mas lembre-se da regra de ouro: menos é mais.

Não exponha a sua vida pessoal, evite fofocas sobre os colegas de trabalho e não critique a organização da festa. E, o mais importante, não fale mal do seu chefe. 

Networking e aproximação

Aproveite o momento para melhorar seu networking. Se não estiver no clima de alegria do evento, não se isole ou adote uma postura mal-humorada. Se for o caso, é melhor ficar pouco tempo. E, nesse curto período, procure manter a simpatia e a boa educação.

Para os gestores, é uma boa oportunidade de se mostrarem mais acessíveis e conhecer melhor a sua equipe.

Mas, seja qual for sua função na empresa, evite assuntos de trabalho, críticas ou comentários sobre metas. Não é o momento para isso. 

Amigo Secreto

Compre o que o seu amigo pediu. Se ele não tiver se manifestado, escolha um vale-presente de uma livraria ou de uma loja de roupas. Assim não tem como errar!

Não ultrapasse o valor definido para o presente (mesmo se tirar seu chefe, ou aprenda a conviver com o apelido de puxa-saco para sempre) nem dê algo de menor valor.

Na hora de apresentar o seu amigo secreto, não critique nem aponte defeitos. Pode brincar, mas usando as qualidades pessoais e profissionais dele.

Acredito que com essas dicas, você não vai fazer feio e ainda pode se divertir um pouco.

Boa festa!