Como evitar que seu currículo seja descartado antes de ser lido?

O CV é o seu cartão de visitas profissional. Veja o que fazer para que ele desperte, de cara, o interesse de um recrutador

Há muito tempo sabemos que o currículo é o primeiro passo para quem quer ingressar, se reinserir no mercado de trabalho ou mudar de carreira. Porém, é preciso ir além nessa percepção e assumir, definitivamente, que o currículo é muito mais do que aquele papel em que você registra as informações-chave sobre sua formação e trajetória profissional.

A realidade é que o currículo é o seu cartão de visitas profissional. É por meio dele – ou de um bom perfil digital – que você pode despertar o interesse de selecionadores e futuros empregadores em conhecê-lo pessoalmente.

Para te ajudar a construir um currículo que chame a atenção do selecionador para avaliá-lo, elaborei 5 dicas muito importantes.

1. Cuidado com os excessos: tudo o que é demais pode se tornar um problema, então, evite exagerar na quantidade de texto, de informações dispensáveis e de autoelogios (deixe que o avaliador descubra suas qualidades pessoalmente).

2. Tenha foco: avaliadores costumam preferir perfis com mais objetividade, portanto, vá direto ao ponto na hora de estabelecer ou comunicar seus objetivos profissionais.

3. Seja justo consigo mesmo: “arredondar para cima” suas habilidades (como nível de conhecimento em determinado idioma) não só prejudica sua performance em um processo seletivo, como mancha sua imagem profissional com aquele interlocutor. Caso a empresa ou a consultoria responsável pelo processo seletivo perceba que você foi generoso demais ao classificar seu nível de espanhol, por exemplo, certamente ela não irá mais considerá-lo em processos futuros.

4. Evite usar endereços de e-mail “engraçadinhos”: se você quer ser olhado com seriedade pelo mercado de trabalho, então, é importante ter uma postura madura e profissional. Isso significa que é importante evitar endereços de e-mail do tipo malucobeleza@hotmail.com ou gatinha2012@yahoo.com.br.

 5. Revise o que escreveu: no atual tsunami de currículos, erros de digitação, ortografia e gramática costumam eliminar candidatos antes mesmo da primeira etapa. Por isso, não “queime a largada” com descuidos assim. No mínimo, você deixará a impressão de falta de atenção/cuidado com o processo e consigo mesmo.

Ao tomar esses cuidados importantes, saiba que você estará zelando pela sua trajetória profissional, que será vista com muito mais seriedade pelo examinador.

Outro ponto valioso e que você deve ficar atento são com os cadastros online de vagas. Eu sei que pode ser extremamente cansativo ter de digitar todos os dados, repetidas vezes, para cada processo de seleção ou até mesmo na área de “trabalhe conosco” de algumas empresas. Porém, minha dica é: tenha paciência e preencha esses cadastros com muito cuidado e zelo, assim como você fez com seu currículo. Depois de preencher todas as informações, releia e cheque se nenhum dado saiu errado.

As empresas que optam por essa forma digital de seleção só levam em consideração “currículos” recebidos por seus cadastros, portanto, não perca a chance de concorrer a uma vaga por não seguir à risca o que a empresa e o processo seletivo estão pedindo. Boa sorte!

Sofia Esteves é fundadora e presidente do conselho do Grupo DMRH

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s