Cia de Talentos vai recrutar 400 jovens profissionais e trainees

Nesta temporada consultoria vai tocar 26 projetos de seleção entre programas de trainee e de jovens profissionais. Veja dicas valiosas de Sofia Esteves

Logo mais entramos no mês de agosto e, para quem não sabe, eu conto: o segundo semestre é a época mais movimentada para quem deseja participar de processos de seleção para Programas de Trainee.

Só para dar uma ideia do quem vem por aí, entre agosto e setembro, a Cia de Talentos estará à frente de 26 projetos de seleção, que envolvem programas de trainee e jovens profissionais, totalizando mais de 400 posições.

O objetivo dos programas é potencializar o desenvolvimento profissional para que os trainees possam assumir cada vez mais desafios, projetos e posições de liderança em um curto espaço de tempo. Por isso, oferecem uma série de atividades teóricas e práticas, nacionais e internacionais, técnicas e comportamentais que estimulam o aprendizado e a rápida absorção de conhecimento.

No entanto, da mesma forma que a empresa investe no trainee, cobra bons resultados nos projetos e responsabilidades em que são envolvidos durante o programa. Ser Trainee é uma escolha de viver o início da vida profissional de forma mais intensa e desafiadora.

Para quem pretende participar destes processos, uma dica fundamental é: foque em concorrer às vagas de empresas com cultura e valores semelhantes aos seus. Para isso, se conhecer é fundamental. Qual foi a última vez que parou para pensar no que faz bem, pelo que é reconhecido, ou o que não gosta de fazer e não é seu forte?

No atual cenário de negócios, algumas competências passaram a ser mais demandadas. São elas: adaptação, resiliência, rápido aprendizado, protagonismo. Outras competências importantes são a capacidade de análise, comunicação clara e adequada ao ambiente de trabalho, argumentação para vender ideias, trabalho em equipe e potencial de liderança. De modo geral, essas são as competências mais demandadas, mas cada organização tem necessidades específicas e a importância de cada uma – ou inclusão de outras não citadas – pode mudar de empresa para empresa.

Prepare-se para a seleção

Dentro de um mundo que está em constante transformação, é preciso que o candidato esteja preparado para novas formas de concorrer a uma vaga. Hoje, as empresas estão cada vez mais preocupadas em proporcionar processos seletivos que não só as diferenciem umas das outras, mas que sejam capazes de genuinamente refletir o dia a dia da empresa, seu jeito de trabalhar e tomar decisões e suas estratégias.

Durante os processos seletivos que estamos envolvidos, incentivamos nossos clientes a oferecerem oportunidades de aprendizado, conteúdo e experiências que sejam capazes de gerar valor para cada candidato que toma contato com aquela marca empregadora.

Nossas metodologias não querem apenas selecionar candidatos, mas prepará-los para serem agentes da transformação. Por isso buscamos pessoas e mapeamos seus potencias, para que assim possamos alinhar com as expectativas de cada uma das empresas, sem deixar de proporcionar um aprendizado sobre o negócio e uma reflexão sobre carreira.

A experiência profissional anterior não é o mais importante. O que vale mais são os aprendizados que o candidato teve e podem ser levados para sua carreira a partir de diferentes tipos de experiência, por exemplo, estágios de férias, intercâmbios, monitoria na faculdade, participação em diretórios acadêmicos, atlética, empresa júnior, trabalhos sociais, workshops, palestras. Outro fator relevante é a vontade que o candidato demonstra de trabalhar naquela empresa e dar o melhor de si.

Se a sua vontade é entrar para um program de trainee, prepare-se, avalie as empresas, procure se conhecer e fique atento para as inscrições que logo mais serão abertas. Boa sorte!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s