As 20 faculdades que mais fornecem trainees para o mercado

Confira as instituições de ensino superior que mais formam aprovados em seleções para programas de trainee, segundo pesquisa

São Paulo – Quais as instituições de ensino superior fornecem o maior número de trainees para o mercado de trabalho? A consultoria Seja Trainee fez um levantamento e chegou a uma lista de 20 universidades e faculdades.

“Queríamos entender a demanda das maiores empresas, que geralmente são as que promovem os grandes programas de trainee”, diz Luis Abdalla, sócio-diretor da Seja Trainee. A metodologia foi então de verificar na base de dados dos clientes da consultoria (os trainees) quais as universidades e faculdades que mais se repetiam nos currículos dos aprovados.

“Atribuímos alguns pesos para cada universidade dos participantes da pesquisa Trainee do Futuro realizada em 2015 com mais de 600 trainees aprovados”, diz Abdalla.

A pesquisa também levou em consideração o posicionamento das universidades brasileiras nos rankings do Center for World University Rankings (CWUR) – que classifica mil universidades em 60 países – do Jornal Folha de São Paulo que ranqueia 192 universidades brasileiras, a partir de indicadores como, por exemplo, ensino, mercado e internacionalização, e do MEC, que publica anualmente o Índice Geral de Cursos (IGC).

“A metodologia da pesquisa foi quantitativa com distribuição homogênea, sendo 20 a 25 alunos por universidade TOP20 do penúltimo e último ano”, afirma o sócio-diretor da Seja Trainee.

De acordo com ele, os participantes responderam a diversas perguntas. “Utilizamos a ferramenta da startup Lean Survey , que permite a aplicação de questionários, por meio de smartphones e com tecnologia de geolocalização, bastante semelhante a metodologia do IBOPE”, afirma.

Os resultados integram a edição de 2016 da pesquisa Talentos do Futuro que mostra, por exemplo, que a maioria considera que a experiência em estágio é o que mais prepara para o mercado de trabalho.

Confira quais as 20 instituições de ensino, entre faculdades e universidades, que rendem maior empregabilidade a jovens interessados em começar a carreira como trainees. As instituições estão em ordem alfabética já que entre elas não houve ranqueamento:

1. ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
2. FEA-RP (Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto)
3. FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da USP)
4. FGV (Fundação Getúlio Vargas)
5. Insper
6. Mackenzie
7. Poli-USP (Escola Politécnica da USP)
8. PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
9. UnB (Universidade de Brasília)
10. Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)
11. Unicamp ( Universidade Estadual de Campinas)
12. UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
13. UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)
14. UFLA (Universidade Federal de Lavras)
15. UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
16. UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)
17. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
18. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
19. UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
20. UFV (Universidade Federal de Viçosa)