A origem curiosa de 4 palavras em inglês

Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto, explica a etimologia de palavras como "sarcasm" e "gorgeous"

* Escrito por Rosangela Souza, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto

Você sabe o que é etimologia? É o estudo da origem e da evolução das palavras, para dar uma definição bastante simples. Mesmo que muitas vezes impreciso, esse conhecimento nos ajuda a entender significados, e nunca mais esquecê- los.

A etimologia também costuma revelar algumas surpresas. Você sabia, por exemplo, que muitas palavras em inglês usadas para expressar sentimentos têm relação com partes do corpo?

É interessante saber que, no passado, percepções e sensações eram associadas aos nossos órgãos. Não à toa, a medicina está redescobrindo isso nos últimos tempos.

Veja a seguir 4 exemplos. A fonte para as informações é o dicionário online Merriam-Webster:

Courage

Significado em inglês: mental or moral strength to venture, persevere, and withstand danger, fear, or difficulty 

Origem: vem do francês antigo “curage”, que saiu da palavra “cuer”, que significa “coração”. Coragem e coração, afinal, têm a mesma raiz.

Sarcasm

Significado em inglês: a mode of satirical wit depending for its effect on bitter, caustic, and often ironic language that is usually directed against an individual

Origem: descende em última instância de uma palavra do grego antigo, “sarkazein”, que significa “rasgar a carne como se fosse um cachorro”. Apesar da definição um pouco forte, lá no fundo está mesmo relacionada com sarcasmo.

Gorgeous

Significado em inglês: very beautiful or attractive

Origem:  “gorgeous” e “gorge” (garganta) podem ter a mesma raiz. “Gorgeous” é derivado de “gorgayse”, que vem do francês “gorgias” (que significa “elegante”). E “gorgias” vem da palavra “gorge”, que significa garganta. O que será que essa parte tem de atraente?

Melancholy

Significado em inglês: a sad mood or feeling

Origem: não vem, na verdade, de uma parte do corpo, mas está ligada à saúde. A palavra vem do grego antigo e combina a palavra “dark” (ou “melan”- de melanina, melasma) e “bile” (ou “cholos”). Os gregos acreditavam que a saúde humana era regulada pelo equilíbrio de quatro fatores: sangue, muco (fleuma), bílis amarela e bílis negra. Se você tivesse muita bílis negra em seu corpo, estaria mais propenso à depressão ou melancolia (melan+cholos = negra bílis) .

Além de divertido, aprender etimologia facilita o domínio de outros idiomas: se você conhece um pouco da história das palavras, o esforço é sempre menor para aprender uma terceira língua.

 

 


Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto. Também é professora de técnicas de comunicação, gestão de pessoas e estratégia no curso de Pós-Graduação ADM da Fundação Getulio Vargas.