A executiva do ano na China está sem férias desde 1991

Dong Mingzhu, CEO da maior fabricante de ar-condicionado da China, foi eleita a executiva do ano pela Forbes e contou o preço cobrado pelo seu sucesso

São Paulo –  Presidente da maior fabricante de ar-condicionado da China, a executiva Dong Mingzhu, de 62 anos, está há 26 anos sem tirar férias.

A revelação feita à imprensa chinesa em dezembro pela CEO da Gree Electric Appliances, considerada executiva do ano pela Forbes China, veio acompanhada de outras confissões como, por exemplo, a de nunca ter ido a eventos escolares do seu único filho.

O lazer pessoal foi o preço cobrado pelo sucesso profissional.  Do jardim de infância à pós-graduação, Dong Mingzhu não acompanhou a trajetória acadêmica de seu filho nem esteve próxima de seus familiares. Também não cultivou amizades. “Não tenho amigos porque não posso ter amigos”, contou segundo reportagem publicada pelo Chengdu Commercial Daily.

Como ela – que ficou viúva em 1984 quando o filho tinha dois anos – conseguiu se acostumar à solidão? A força do hábito, afirmou, na mesma entrevista.

A executiva  começou a carreira como vendedora em 1991 e, 10 anos mais tarde, chegou ao posto de CEO da empresa. Sob seu comando, a Gree saiu do posto de marca pouco conhecida para o topo do mercado. Hoje são 70 mil pessoas funcionários que fazem da Gree uma gigante de 22 bilhões de dólares.

A dedicação total ao trabalho na Gree, garantiu Dong ao China News Service no ano passado, vai continuar por toda a sua vida. De acordo com a executiva, não existe outra escolha possível.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Cassio R Eskelsen

    Como que alguém pode considerar isso “sucesso”?
    Dedicou a vida inteira para enriquecer outros.
    Para mim é uma fracassada.