Dólar R$ 3,27 0,13%
Euro R$ 3,64 0,18%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,51% 63.761 pts
Pontos 63.761
Variação -0,51%
Maior Alta 3,64% FIBR3
Maior Baixa -2,44% CIEL3
Última atualização 29/05/2017 - 17:21 FONTE

9 segredos para aproveitar ao máximo uma aula de inglês

Está matriculado em um curso de inglês, mas sente que as aulas não rendem? Professora dá dicas para acelerar o seu aprendizado

Você já está matriculado em um curso de inglês ou está pensando em começar um este ano? Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo as aulas e atingir a fluência desejada.

1 . Se você tem vergonha de fazer perguntas ou de se expor na sala, poderá prejudicar o seu processo de aprendizagem. Você pode aprender muito mais quando soluciona todas as suas dúvidas com o professor.

2. Releia o material de estudo em voz alta, mesmo estando sozinho. Se possível, grave sua leitura e ouça algumas vezes.

3. A retenção do conteúdo visto em aula e ensinado para outras pessoas é de cerca de 85%. Se você é uma pessoa detalhista, comente com seus colegas de classe as descobertas que fizer sobre o idioma. Se você gosta de esquemas para fixar melhor o conteúdo, compartilhe com eles também.

4. Assuntos que podem ser associados a alguma experiência que você já tenha tido são muito mais fáceis de serem aprendidos. Escreva frases, com estruturas gramaticais e vocabulário novo, baseadas em situações que você viveu ou vivencia.

5. Os movimentos da sua mão podem servir como portas para a memória de algumas pessoas. Se esse é o seu caso, escrever pode ajudar muito durante o estudo ou durante a aula. Reescreva as anotações, textos ou diálogos do livro.

6. É muito difícil ter grupos de alunos com o mesmo perfil. Se o professor não for experiente e habilidoso, poderá acontecer o seguinte: aquele aluno esperto, que sabe todas as respostas, domina a aula e responde tudo… Isso não pode acontecer, mesmo que você seja tímido e se sinta confortável com a situação, já que não precisará se expor.  Todos precisam falar em aula, praticar conversação. Essa é a habilidade mais desafiadora ao aprender um idioma estrangeiro. Sendo assim, converse com o professor ou com o coordenador pedagógico da escola. Não se esconda atrás do aluno que monopoliza as aulas.

7. Cuidado com o tempo de fala do seu professor em aula. Ele não pode falar mais do que você ou do que o seu grupo. O professor é um orientador, seu papel é facilitar a prática do idioma pelo aluno em sala aula. Ainda há estudantes que pensam: “Como o inglês do meu professor é bom! Ele fala tão bem!”; Quem precisa falar bem é você — afinal, quem é que está pagando para melhorar o inglês?

8. Muitas pessoas gostam de estudar ouvindo música ou vendo TV. O senso comum diz que isso atrapalha, o que é verdade até certo ponto. Considere que a sua cabeça é um turbilhão de ideias e, com ou sem distrações, você vai pensar em milhares de coisas ao mesmo tempo. Em outras palavras, o nosso pensamento já é uma fonte de distração natural. No entanto, avalie se há diferença para você na retenção do conteúdo nessas situações: ouvindo ou não música e assistindo ou não à televisão.

9. Você tem facilidade em mudar o foco da sua atenção a qualquer momento? Quando começa a estudar, acaba se interrompendo para ver mensagens no celular ou redes sociais? Isso se chama procrastinação: fazer primeiro o que é mais gostoso e adiar aquilo de que não gostamos. Preste atenção quando surge a tentação de fugir na hora de estudar. Deixe o celular no modo avião ou silencioso. Você não vai morrer se ficar 30 ou 40 minutos sem checar suas mensagens. Quanto mais longe estiver o smartphone, melhor.

Lígia Velozo Crispino é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas. Também é coautora do “Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs” e organizadora do Sarau Conversar na Livraria Cultura.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ingês Gratuito

    Muito boas as dicas, mas imersão total é super importante para chegar a fluência.
    http://www.inglesgratuito.com.br/

  2. Andréa Ferracini

    Ter inglês fluente abre muitas portas de oportunidades profissionais, de viagens e de lazer! Hoje existem muitos recursos para se aprender a língua, até mesmo de forma online. Depois de muita pesquisa encontrei muita coisa boa na internet como esse treinamento gratuito postado no youtube (https://youtu.be/0KyNBmEup9k)! Sensacional!