5 livros para quem quer (mesmo) alavancar a carreira em 2017

Sofia Esteves indica livros que ajudam no desenvolvimento profissional e explica por que vale ler cada um deles neste ano

São Paulo – Sempre me pedem indicações de leitura. Então, para começar o ano cumprindo aquela promessa de ler mais em 2017, coloco abaixo alguns títulos que podem te ajudar no seu desenvolvimento profissional e explico o porquê.

Pode ser que você já tenha lido Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, pois trata-se de um best-seller. Mas não poderia deixar de citar esse título pela importância do tema e relevância para a construção de qualquer carreira. Para se conhecer melhor, reconhecer seus limites e pontos de melhoria e poder criar vínculos e relações mais positivas.

O Poder da Empatia, de Roman Krznaric, é o melhor manual de como se relacionar bem com o seu cliente. Porque cliente é o outro que está aí, ao seu lado, e saber se colocar no lugar dele é a maior chance de realmente fidelizá-lo e ter a sua confiança, que é muito valiosa.

Blink, de Malcolm Gladwell, fala sobre como a intuição não deve ser deixada de lado mesmo nos negócios e no trabalho. O autor explica a importância dessa inteligência no nosso cotidiano, facilitando os processos de tomadas de decisões.

Em Outliers, o mesmo autor mostra o quanto a construção da nossa carreira depende de um movimento pendular entre quem somos e como o outro nos percebe. Gladwell aponta a importância da busca por referências e mentores para nos dar direcionamento e inspiração.

A Coragem de Ser Imperfeito, de Brene Brown, mostra como o medo de não sermos bons o bastante e do fracasso pode minar a criatividade e autenticidade, algo tão buscado nos dias atuais. A autora é uma pesquisadora que vem mudando a carreira de muitas pessoas por falar de estratégias emocionais que podemos adotar para estarmos mais inteiros e corajosos naquilo que fazemos.

Boa leitura!

*Sofia Esteves é fundadora e presidente do conselho do Grupo DMRH