5 habilidades que todo recrutador busca em um profissional

Veja as habilidades que todo headhunter procura quando está avaliando um candidato, seja ao ler o seu currículo, seja na entrevista de emprego

Se você está procurando trabalho, já percebeu que o mercado está cada vez mais exigente em relação às qualificações. Mas não é apenas de formação escolar e experiência profissional que é feito um bom candidato.

Veja as habilidades que todo recrutador procura quando está te avaliando, seja ao ler o seu currículo ou na entrevista de emprego, e como você pode desenvolvê-las:

Boa comunicação
Saber se comunicar é essencial para qualquer trabalho. Por isso mesmo, os recrutadores sempre buscam pessoas que sabem se expressar, que escrevem com clareza e falam de maneira articulada. Para você passar uma boa impressão desde o primeiro contato, leia várias vezes (se possível em voz alta) a sua carta de apresentação e o seu currículo, tome bastante cuidado para não deixar nenhum erro de Português passar e decore a sua história profissional, para não gaguejar na hora da entrevista.

Ah, e muito importante: ser um bom ouvinte faz parte de saber se comunicar. E você também será avaliado por isso na entrevista de emprego. Portanto, preste bastante atenção no que as pessoas que te entrevistarem falarem, não se distraia durante a conversa e nunca interrompa alguém que está falando.

Capacidade de resolver problemas
Não é à toa que a maioria dos processos seletivos hoje em dia envolvem testes: os recrutadores querem saber como você se sai resolvendo problemas. Isso incluí o seu raciocínio lógico, a sua criatividade e a sua experiência.

Para chegar na entrevista preparado, leia atentamente a descrição da oportunidade e pesquise sobre a empresa para prever os possíveis problemas que você enfrentaria neste e começar a pensar em possíveis soluções. Mesmo que você não adivinhe o problema exato que o RH irá propor para o seu teste, você estará treinando a “arte” da solução de problemas e se sentirá muito mais seguro na hora do vamos ver.

Organização e planejamento
Você sabe trabalhar com foco no objetivo, organizar a sua agenda e planejar as suas tarefas de acordo com os prazos? Esta é uma habilidade muito procurada pelos recrutadores por ser importante não apenas para realizar um bom trabalho, mas também para crescer na empresa.

Uma ótima forma de começar a treinar esta organização é fazer um planejamento da sua carreira. Não importa se você está empregado ou em busca de um trabalho, desta maneira você terá uma visão muito mais clara dos seus objetivos e como realiza-los, além de dar o primeiro passo para adquirir esta habilidade.

Respeito pela diversidade
Uma empresa é composta por pessoas de culturas, gostos, gêneros, religiões, opções sexuais e tantas outras coisas diferentes. Saber respeitar estas diferenças é fundamental para um profissional contribuir para manter o clima organizacional positivo. Ou seja, os RHs querem contratar pessoas que se darão bem com os colegas no ambiente de trabalho!

Grandes companhias, como a Microsoft, já falaram que querem aumentar a diversidade entre os seus colaboradores e esta é uma tendência natural.

Trabalho em equipe
Esta não é novidade: trabalho em equipe é algo muito valorizado pelas empresas que estão em busca de um novo colaborador. Isso porque companhias são feitas de muitas pessoas trabalhando juntas com objetivos em comum.

O primeiro passo é se comunicar bem com as pessoas no seu trabalho, tratar todo mundo com respeito e profissionalismo. Se não estiver empregado, não tem problema, isso também vale para a vida. Sempre que puder, ofereça ajuda para quem está precisando – não custa nada e ainda te fará feliz. E, mais importante, treine a sua capacidade de encontrar soluções ao invés de apontar os problemas, isso faz toda a diferença na dinâmica do grupo.

* Este artigo foi originalmente publicado por 99jobs