10 perguntas de entrevista (quase) impossíveis de acertar

Confira o que grandes empresas como Microsoft, IBM e Morgan Stanley querem saber dos candidatos a oportunidades profissionais nos Estados Unidos

São Paulo – As perguntas que você vai conhecer a seguir deixariam Laslo Bock, vice-presidente de operações para pessoas do Google, nada contente. É que em recente entrevista ao New York Times ele afirmou que questionar candidatos em processo de seleção sobre quantas bolas de golfe cabem em um avião, por exemplo, é uma total perda de tempo.

Mas, se o Google, famoso por usar perguntas de quebrar a cabeça em seus processos de recrutamento voltou atrás, algumas empresas dos Estados Unidos continuam apostando em questões que parecem impossíveis de se responder durante suas entrevistas de emprego. Microsoft, IBM, JP Morgan e Bain & Company são algumas delas.

As  10 perguntas abaixo foram ouvidas por usuários site norte-americano Glassdor.com e reunidas em reportagem publicada pelo Business Insider.  Veja se conseguiria responder (mesmo se fossem adaptadas ao contexto brasileiro):


1 Quantos postos de gasolina existem nos Estados Unidos? (Microsoft)
2 Como você testaria uma calculadora? (IBM)
3 Quantas bolas de golfe existem na Flórida? (IBM)
4 Quantos postes de iluminação públicas existem em Nova York? (JPMorgan Chase)
5 Uma maça custa 40 centavos, a banana custa 60 centavos e uma grapefruit 80 centavos. Quanto custa uma pêra? (Epic Systems)
6 Estime a demanda de sacos plásticos nos Estados Unidos.( Bain & Company)
7 Descreva a internet para alguém que acordou após 30 anos em coma. (Epic Systems)
8 Quantos quilos de batata o Mc Donald’s vende ao ano no Reino Unido? (Oliver Wyman)
9 Qual o lucro anual do Starbucks da Times Square? (Morgan Stanley)
10 Qual a probabilidade de 5 pessoas de diferentes idades se sentarem em ordem etária ascendente ou descendente em uma mesa redonda? (Susquehanna International Group)