10 frases polêmicas da chefe do Facebook, Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook, lança livro hoje sobre a desigualdade de gênero no trabalho e mostra que não tem "papas na língua" para tratar do tema

São Paulo – Publicado hoje nos Estados Unidos, o livro da chefe operacional do Facebook, Sheryl Sandberg, está causando um verdadeiro frisson entre intelectuais, feministas e o público em geral. É que Sheryl, em Lean In: Women, Work and the Will to Lead (Alfred A. Knopf), vai a fundo a questões polêmicas acerca da desigualdade de gênero no trabalho.

No livro, que chega às prateleiras brasileiras em abril pela Cia.das Letras (Faça Acontecer – Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar), Sheryl apresenta estudos e pesquisas que comprovam o abismo de diferença entre as oportunidades de homens e mulheres. Fato que torna a obra uma espécie de novo manifesto feminista, na visão de alguns críticos. 

O objetivo, tem dito Sheryl, é encorajar mulheres a tomarem as rédeas de suas vidas profissionais até o último instante de seus expedientes, sem desistirem no meio do caminho até os mais altos cargos na hierarquia corporativa. 

De acordo com ela, desde a infância, as meninas são criadas para acreditar que não são capazes de chegarem ao topo e, quando o fazem, recebem rótulos e são enquadradas em estereótipos.

E é contra isso que a número 2 do Facebook está disposta a lutar tanto em seu livro como nos discursos que tem feito a empresários, jornalistas e em programas de televisão, como o “60 minutes”, da CBS, do qual participou ontem.

E ela não economiza palavras para tratar do assunto. Confira 10 frases polêmicas ditas por Sheryl Sandberg:

1 “Quando uma menina tenta liderar é frequentemente taxada de mandona”


2 “Os esterótipos de gênero introduzidos na infância são reforçados ao longo de nossas vidas e se tornam profecias que se realizam sozinhas.”


 “Mulheres são consideradas sortudas quando têm sucesso quando para o homens o sucesso é questão de talento inato.”


4 “As mulheres atribuem seu sucesso ao trabalho duro, à sorte e à ajuda recebida de outras pessoas. Homens atribuem seja qual for o tipo de sucesso às suas próprias habilidades.”



5 “Eu acho que a revolução feminista estagnou e acho que devemos compreender que estagnamos para podermos mudar isso.”


6 “Em relação à ambição de liderança, para ser líder do que for que você esteja fazendo, homens e meninos superam as mulheres e meninas”.


7 “A maior decisão de carreira que você pode tomar se você vai ter um companheiro de vida é quem será esta pessoa”.


8 “Você não pode ter uma carreira integral e uma vida integral em casa com os filhos se você está fazendo todo o trabalho doméstico e se responsabilizando por todo o cuidado com os filhos.”


9 “Toda mulher, eu sei, se sente culpada com relação às escolhas que está fazendo, incluindo eu mesma. Na verdade, eu me sinto tão culpada que escrevi um livro inteiro sobre isso.”


10 “Precisamos ajudar as mulheres a dominarem o poder que elas têm, aprender como negociar aumentos de salário e a receberem o pagamento que merecem.”