Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

10 coisas que você precisa saber se quiser trabalhar na TIM

Conheça um pouco mais sobre o ambiente e as práticas dentro de uma das maiores empresas de telefonia móvel do país

No Brasil desde 1995, a TIM é a terceira maior empresa de telefonia móvel do país, com faturamento de 184 milhões de reais e 63,9 milhões de clientes. Subsidiária da Telecom Itália, possui cerca de 10 000 funcionários no Brasil. 

Com sede no Rio de Ja­neiro, está presente em todos os estados do país por meio de lojas, call centers e escritórios corporativos. “Temos uma grande necessidade hoje de encontrar cientistas de dados, profissionais que consigam gerar valor com o famoso big data. Além disso, procuramos pessoas que sejam inovadoras e engajadas”, diz o diretor de Recursos Humanos da Tim, Flavio Morelli.

1. Novo escritório

Em outubro, a empresa migrou para uma nova sede na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com a mudança, eliminou divisões entre as áreas e também as baias fixas. Quando chegam, os funcionários podem se sentar em qualquer mesa e têm armários para guardar pertences.

2. Flexibilidade em foco

A companhia também implantou a política de home office para funcionários da sede, que trabalham de casa dois dias por semana. Para quem não faz turno, há ainda o flex time, que permite entrar e sair 2 horas mais cedo ou mais tarde, de acordo com a necessidade.

3. Expatriação em baixa

Quem deseja uma experiência fora do país pode se frustrar. Segundo a companhia, não há política de expatriação, e os 17 funcionários que moram em outros países são casos pontuais.

4. Apertando o cinto

Com o objetivo de reduzir custos de 1 bilhão de reais até 2017, a TIM passa por reestruturação desde 2015. Além do novo escritório, que gerou redução de 34,8% no aluguel, houve demissões. Em julho, a TIM desligou cerca de 1 700 pessoas após desativar duas unidades de call center.

5. Sob nova direção

Em maio, o conselho de administração elegeu o italiano Stefano De Angelis como presidente executivo. Ao substituir o brasileiro Rodrigo Abreu, ele prometeu cobrar de perto os resultados da empresa.

6. Esforço por transparência

Em 2012, a TIM viu seu então presidente, o italiano Luca Luciani, renunciar após ser alvo de uma investigação sobre fraudes em chips de celulares. Depois disso, lançou o site Portas Abertas, plataforma na qual presta contas e oferece um canal de contato aberto com a sociedade.

7. Excesso de burocracia

De acordo com consultores ouvidos por VOCÊ S/A, o estilo de gestão é vertical, com muitos processos, o que dificulta a tomada de decisão. Os profissionais precisam aprender a lidar com a frustração e com mudanças de rumo repentinas.

8. Pressão por resultados

Embora tenha um ambiente informal e permita até o uso de bermuda na sede carioca, a pressão por resultados é forte. As ações de flexibilidade miram uma melhora no clima, recorrentemente mal avaliado em pesquisas internas.

9. Benefícios diferenciados

Além de oferecer smartphone com linha telefônica e chip adicional sem cobrança de dados de internet para todos os funcionários, há subsídio de 100% para graduação a distância para os funcionários do call center.

10. Clareza no plano de carreira

No site de avaliações LoveMondays, reclama-se da falta de clareza quanto ao plano de carreira e às promoções, o que muitas vezes favorece perfis relacionais em detrimento de outras competências.

Esta matéria foi publicada originalmente na edição 223 da revista Você S/A e pode conter informações desatualizadas

Você S/A | Edição 223 | Dezembro de 2016