Vladimir Putin felicita Dilma Rousseff por reeleição

Presidente da Rússia elogiou a atenção dada pela presidente brasileira à parceria estratégica russo-brasileira

Moscou – O presidente russo Vladimir Putin felicitou a presidente brasileira Dilma Rousseff, reeleita no domingo, elogiando seus esforços para a cooperação entre os dois países, anunciou o Kremlin nesta segunda-feira.

O homem forte da Rússia “elogiou a atenção dada pela presidente brasileira à parceria estratégica russo-brasileira e reiterou o seu compromisso em continuar com um diálogo construtivo e uma cooperação ativa” com o Brasil, indicou o Kremlin em um comunicado.

Isolado no cenário internacional em razão do impasse travado com os ocidentais principalmente sobre a crise na Ucrânia, a Rússia, atingida por uma série de sanções ocidentais sem precedentes, espera fortalecer os laços diplomáticos e comerciais com a América do Sul, especialmente com o Brasil.

Desta forma, Moscou retirou em agosto as restrições impostas às importações de carne e produtos lácteos no Brasil devido a “violações das normas de saúde”, no momento em que a Rússia decretou um embargo sobre a maioria dos alimentos de países que adotaram sanções contra sua economia.

Em julho, Putin fez uma viagem de seis dias pela América do Sul, durante a qual se reuniu com Dilma e participou da cúpula anual das potências emergentes dos Brics, que também inclui Índia, China e África Sul.