Como foi a sabatina de Raquel Dodge, candidata a PGR, na CCJ

Após ter o nome aprovado pela CCJ, a indicação de Dodge precisa ainda ser referendada pelo plenário do Senado

São Paulo – Nesta quarta-feira (12), Raquel Dodge foi sabatinada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para a vaga de procuradora-geral da República, para a qual foi aprovada pelos senadores da comissão.

O presidente Michel Temer (PMDB) indicou Dodge para o cargo no fim de junho. Se aprovada, ela vai ocupar a vaga deixada por Rodrigo Janot, que termina seu mandato em setembro deste ano.

Após ter o nome aprovado pela CCJ, a indicação de Dodge precisa ser referendada pelo plenário do Senado.

Na lista tríplice, preparada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), o vice-procurador Eleitoral Nicolao Dino foi o candidato mais votado. Dino recebeu 621 votos dos membros do Ministério Público Federal. Dodge somou 587 votos e Mauro Bonsaglia, 564 votos.

Considerada opositora de Janot dentro da PGR, Dodge, que pode se tornar a primeira mulher a chefiar a PGR, é mestre em Direito pela Universidade de Harvard e integrante do Ministério Público Federal há 30 anos.

Desde 2003, o mais votado na lista tríplice era indicado pelo presidente. Temer rompeu com essa tradição ao escolher a segunda colocada na votação.

Raquel Dodge atua em matéria criminal no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ocupa uma cadeira do Conselho Superior do Ministério Público pelo terceiro biênio consecutivo. Ela também foi procuradora federal dos Direitos do Cidadão Adjunta e participou da redação do 1° Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil.

Veja como foi a sabatina no vídeo abaixo.

 

 

 

 

*Com Agência Brasil

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s