Temer nega que Segurança Pública sairá do Ministério da Justiça

A possibilidade de a Senasp se transformar em um novo ministério ou pelo menos uma secretaria especial autônoma estava em análise no governo

Brasília – O presidente Michel Temer indicou nesta quinta-feira que a Secretaria Nacional de Segurança Pública não será retirada do Ministério da Justiça, um dos cenários que estavam sendo estudados pelo governo.

Perguntado por jornalistas se a secretaria deixaria a pasta, Temer fez um sinal negativo com a cabeça e depois com a mão.

A possibilidade de a Senasp ser separada do Ministério da Justiça e se transformar em um novo ministério ou pelo menos uma secretaria especial autônoma, ligada à Presidência, estava entre os cenários em análise pelo governo.

A mudança permitiria nomear o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso para a Justiça, deixando com o ex-ministro uma tarefa mais institucional, das relações com a Justiça e outros temas, enquanto abriria espaço para Temer nomear um especialista em segurança pública.

A ideia permanece, com uma Senasp turbinada com o Departamento Penitenciário Nacional e com a antiga secretaria de grandes eventos criada para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas – esse um movimento já previsto, uma vez que a secretaria perdeu sua função, mas tinha sob sua guarda centros de monitoramento de segurança instalados em todo o país.

Mas, pela resposta do presidente, a secretaria seguirá ligada ao Ministério da Justiça.

De acordo com uma fonte ouvida pela Reuters na quarta-feira, apesar de ter encomendado estudos para verificar a separação das áreas em dois ministérios distintos, não haveria espaço orçamentário para isso.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s