Secretário-geral da OEA felicita Dilma por vitória

José Miguel Insulza destacou o "caráter exemplar" do pleito realizado no Brasil

Washington – O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, felicitou a presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira por sua reeleição e destacou o “caráter exemplar” do pleito.

Em comunicado divulgado em Washington, Insulza manifestou grande satisfação “pelo desenlace de uma campanha política intensa, que transcorreu sem incidentes e entregou muito cedo resultados aceitos por todos, mostrando assim a maturidade do povo do Brasil, de suas forças políticas e suas instituições”.

Dilma venceu neste domingo o segundo turno das eleições presidenciais com 51,64% dos votos válidos, contra 48,36% do candidato do PSDB, Aécio Neves.

O máximo representante da OEA, que desejou “o melhor” à governante, ressaltou “a alta participação de eleitores, a tranquilidade do pleito e o civismo de todos os setores participantes do segundo turno deste domingo”.

Além disso, Insulza insistiu que, “tratando-se de uma das maiores democracias do mundo”, é uma conquista que deve orgulhar os países latino-americanos, “já que mostra a solidez atingida pelos valores democráticos” no continente.

Além disso, o secretário-geral da OEA aplaudiu as palavras de Dilma em seu discurso de vitória, no qual pediu a união de todos os brasileiros.

“Com isso, a presidente expressa o ânimo genuíno de seu governo de superar as diferenças que se dão em todos os processos eleitorais, e sua intenção de passar à etapa seguinte, que é a de governar com todos em busca do desenvolvimento sustentável e da superação da pobreza”, concluiu Insulza.